16/11/2015

.
HOJE NO
 
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Passos “deixa escapar”: 
Portugal vai ter novo Governo 
“dentro de duas semanas”

 Pedro Passos Coelho recebeu hoje o ex-presidente do Conselho Europeu e, não se sabendo se, como aconteceu com Vítor Gaspar e Wolfgang Schäuble há uns anos, foi apanhado desprevenido, as suas palavras foram captadas pelas câmaras da TVI.
 .
“Vive-se um tempo peculiar”, dizia Passos Coelho a Herman Van Rompuy, quando, após olhar para um ponto da sala onde estavam repórteres, afirmou – sem que se saiba se com conhecimento de que as suas palavras estavam a ser gravadas – ao ex-presidente do Conselho Europeu: “eu penso que dentro de duas semanas, a nossa situação estará definitivamente clarificada pelo Presidente. E haverá um novo Governo para negociar com Bruxelas”.

Ainda sem uma solução de Governo, Portugal mantém em Passos Coelho o primeiro-ministro. Formação mais votada nas legislativas de 4 de Outubro, a coligação Portugal à Frente (PàF), liderada por Passos Coelho, foi convidada a formar Governo, o qual durou menos de uma dúzia de dias, sendo alvo de uma moção de rejeição que uniu os deputados do Partido Socialista, do Bloco de Esquerda (BE), Partido Comunista (PCP), Partido Ecologista Os Verdes (PEV) e o PAN.

A solução passará agora pelo Presidente da República. Cavaco Silva está em visita oficial à Madeira, esperando-se que, após o seu regresso a Lisboa, tome uma decisão sobre o próximo Executivo. As opções mais fortes são o convite a António Costa, líder do segundo partido mais votado, para que forme um Governo - ao qual já declararam apoio o BE, PCP e PEV -, ou a manutenção do Executivo de Passos Coelho em gestão.

Herman van Rompuy, com quem Pedro Passos Coelho foi "apanhado" a conversar sobre a solução governativa para Portugal, está em Lisboa para uma conferência da McKinsey&Company, em que está prevista também a participação de Durão Barroso e Joaquín Almunia, em que será apresentado o estudo Portugal - Escolhas para o futuro.

* Novo governo que vai pôr o actual na rua, assim o desejamos.

.

Sem comentários: