24/11/2015

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Nutrição Oncológica com estrela Michelin

A associação aTTitude acaba de lançar o livro “Receitas Deliciosas para doentes Oncológicos em tratamento”, um projecto que contou com a colaboração criativa de vários ‘chefs’ com estrela Michelin.

A associação aTTitude acaba de lançar o livro “Receitas Deliciosas para doentes Oncológicos em tratamento”, um projecto que contou com a colaboração criativa de vários ‘chefs’ com estrela Michelin.

De acordo com Bibi Sattar, uma das responsáveis desta associação de solidariedade social e também uma das coordenadoras do projecto, a ideia de lançar este livro surgiu na sequência da sua experiência de voluntariado no sector de pediatria do IPO e o seu objectivo visa apresentar alguns “princípios nutricionais básicos e flexíveis, que possam ajudar os doentes oncológicos em tratamento a ultrapassar sintomas ou efeitos secundários mais comuns decorrentes particularmente da quimioterapia”.


Juntar as palavras ‘alimentação’ e ‘doente’ na mesma frase tem geralmente o condão de nos fazer pensar em comida desinteressante e desenxabida, mas não tem necessariamente de ser assim. O objectivo aqui é, de facto, que cada doente encontre a alimentação que melhor se adapta ao momento específico que está a viver, mas também aquela que mais prazer lhe dá. Por isto mesmo, “Receitas Deliciosas para doentes Oncológicos em tratamento” contou por um lado com a coordenação técnico-científica de dois médicos, Carlos Carvalho, médico oncologista Fundação Champalimaud e Ana Rita Lopes, coordenadora da unidade de nutrição clínica do Hospital Lusíadas e, por outro, com a colaboração de 14 conceituados ‘chefs’ nacionais , entre os quais várias estrelas Michelin – como é o caso de Miguel Laffan (L’and and Vineyards), Ricardo Costa (The Yeatman), Vítor Matos (Casa da Calçada), João Rodrigues (Feitoria) e Leonel Pereira (São Gabriel) – que contribuíram com várias receitas muito práticas adaptadas  às exigências específicas de cada situação.
"> .

O livro que conta com alto patrocínio do Presidente da República e com os apoios da Liga Portuguesa contra o cancro e da Sociedade Portuguesa de Oncologia está disponível através da plataforma http://www.nutricaooncologica.org.pt/ pelo montante de 20 euros, que revertem totalmente a favor de duas causas da aTTitude: as próximas etapas deste projecto de nutrição oncológica e um projecto de cuidados paliativos pediátricos (ver mais informações no site). 

Paralelamente, “Receitas Deliciosas para doentes Oncológicos em tratamento” chega às livrarias no final desta semana e tem apresentação oficial prevista para o próximo dia 7 de Dezembro.

* Só pessoas geniais têm capacidade para concretizar esta ideia genial. Estamos emocionadas.

.

Sem comentários: