18/10/2015

.
ESTA SEMANA NA
"VISÃO"

Esqueça as 8 horas de sono

Os investigadores analisaram os hábitos de sono de três tribos e concluiram que uma noite reparadora pode ter apenas seis ou sete horas de sono. E porquê tribos? Porque, por viverem sem a tecnologia moderna, têm um estilo de vida mais semelhante ao nosso "original", ao dos nossos antepassados.
 .
"Isto tem implicações na ideia de que precisamos de tomar comprimidos para dormir porque o tempo de sono foi reduzido com a difusão do uso da eletricidade, TV, Internet e por aí adiante", explicam os investigadores.

Para provar a ideia que a tecnologia e as horas de sono não estão relacionadas, cientistas de Universidade da Califórnia, Los Angeles, EUA, decidiram estudar os hábitos de sono em três grupos de caçadores-coletores, sem qualquer tipo de aparelhos e tecnologias comuns no mundo ocidental: os San, da Namíbia, os Hadza, da Tanzânia, e os Tsimane, da Bolívia.

Com recurso a dispositivos semelhantes a relógios, os cientistas mediram, durante mil dias, os ciclos de sono e vigília e a exposição solar de 94 adultos.

A maioria dos indivíduos dormia menos de 7 horas por noite, sendo que a média foi de apenas de 6 horas e 25 minutos. E todos se encontravam de boa saúde, com baixos níveis de obesidade e bons níveis de tensão arterial e cardíacos. 

"Há esta expetativa de que devíamos dormir oito ou nove horas por noite, e que se vivessemos sem tecnologia moderna, as pessoas ainda dormiriam mais," afirma Ghandi Yetish, autor líder do estudo. "Mas agora, pela primeira vez, estamos a mostrar que isto não é verdade."

Jerome Siegel, outro dos investigadores, corrobora: "O argumento tem sido o de que a vida moderna tem reduzido as nossas horas de sono em relação aos nossos antepassados, mas os nossos dados indicam que isto é um mito."

Mas o estudo, publicado no Current Biology, não fica por aqui e questiona também a ideia de que é "contranatura" dormir depois de escurecer.  Embora sem eletricidade, as tribos ficavam acordadas em média 3 horas e 20 minutos depois do pôr do sol.

A análise mostrou também que, entre as tribos, não é comum dormir a sesta. E ter insónias também não. Duas delas, na verdade, nem tinham uma palavra para descrever o não conseguir adormecer..

* Conclusão, livre-se da tecnologia, viva numa tenda e dorme melhor.

.

Sem comentários: