O Centro de Pesquisa norte-americano Pew entrevistou 3,217 cidadãos americanos adultos - incluindo 175 que não usavam telemóvel - sobre telemóveis e interações sociais. 
.
O questionário era muito diversificado e procurava compreender os nossos hábitos de utilização do telemóvel - realizar chamadas, enviar mensagens, tirar fotografias, ouvir música.  

O resultado do inquérito indica que 77% das pessoas consideram que não existe qualquer problema de utilizar o telemóvel enquanto caminhamos na rua. 

74% são da opinião que não há problema de utilizar o telemóvel enquanto aguardamos numa fila.
62% afirma que não devemos utilizar o telemóvel num restaurante, enquanto 88% desaprovaram o uso do mesmo num jantar de família. 

Para os americanos, as piores situações para usar o telemóvel é durante uma reunião (94%), no cinema ou locais públicos silenciosos (95%) e na igreja (96%). 

No entanto, o Pew descobriu que 89% dos utilizadores admitiram ter usado o telemóvel durante a última vez que estiveram em grupo. 61% leram mensagens e e-mails, 52% enviaram sms e correio eletrónico, 58% aproveitaram para tirar fotografias e fazer vídeos, 52% receberam chamadas e 33% aproveitaram para telefonar.  

As aplicações foram usadas por 29% enquanto 25% navegaram na internet. 

Mas porquê razão usamos o telemóvel enquanto estamos acompanhados? O Pew descobriu que 16% dos inquiridos usava o telemóvel porque já não estavam interessados no que o grupo estava a fazer, enquanto 10% "queriam evitar participar na conversa do grupo onde estavam inseridos.

Os responsáveis pelo estudo salvaguardam a informação que os resultados poderiam ser bem diferentes caso os utilizadores fossem adolescentes. Os hábitos de utilização dos telemóveis acompanham o estilo de vida dos utilizadores e as funcionalidades disponíveis no equipamento.