TALVEZ INTERESSE AO
SR. MINISTRO DA EDUCAÇÃO
Avaliação dos alunos – novas tendências pedagógicas .
QUESTÃO PROPOSTA:
6 + 7 =
RESULTADO APRESENTADO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DO PROFESSOR
ANÁLISE
A grafia do número 6 está absolutamente correcta;
O mesmo se pode concluir quanto ao número 7;
O sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
Quanto
ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1), está
correctamente escrito e corresponde de facto ao primeiro algarismo da
soma pedida.
O
segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito
simetricamente – repare-se na simetria, considerando-se um eixo
vertical!
Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos. A sua intenção era, portanto, boa.
AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que:
A atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na
verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para
a proposta de resolução outros conceitos estudados – as simetrias –
realçando as conexões matemáticas que sempre qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um "EXCELENTE" e afirmar que o aluno "PROGRIDE ADEQUADAMENTE".
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