13/07/2015

.
 
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Portugal prevê recorde de mais 
de 17 milhões de turistas

Este ano o sector turístico está a consolidar a tendência de crescimento de pessoas que escolhem Portugal para fazer turismo. A convicção é do ministro da Economia, Pires de Lima, que durante a apresentação do documento "Turismo 2020 - 
 
TURISTAS
Cinco princípios para uma ambição" - que revoga o anterior Plano Nacional Estratégico para o Turismo - revelou que, em 2015, o sector "vai bater mais um recorde ao ultrapassar os 17 milhões de turistas".

Face ao ritmo de crescimento que já se verificou nos primeiros quatro meses do ano, com mais 7,5% nas dormidas e de 12% na receita por quarto disponível, o governante referiu que "o turismo tem um papel determinante para que a balança comercial seja positiva" e que "Portugal está a valorizar a sua oferta turística".

Para que este crescimento se mantenha sustentável, o Governo lançou o novo plano de acção em que aposta numa ambição distribuída por cinco princípios estratégicos - pessoa, liberdade, abertura, conhecimento e colaboração -, isto para que "a boa onda do turismo possa ter continuidade, pelo menos até 2020", sublinhou Pires de Lima.

Durante a apresentação, o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, assumiu o compromisso de não se criar novas taxas no sector turístico sem antes eliminar taxas de valor semelhante. O responsável ressalvou que as câmaras municipais não estão incluídas neste compromisso, já que têm competências próprias nesta matéria. Apesar da autonomia, o Governo quer criar um grupo de reflexão informal com as autarquias, especialistas e entidades regionais para discutir, semestralmente os impactos do turismo na "sustentabilidade urbana", sendo de esperar que sejam propostas soluções para contornar a pressão provocada pelo aumento dos turistas.

O novo "documento estratégico" estará em consulta pública ao longo dos próximos 30 dias, sendo que a meta é "tornar o destino no mais ágil e dinâmico" da Europa. Mesquita Nunes realçou que esta não é uma ambição quantitativa. No entanto, admite que Portugal - onde o turismo pesa 15,7% do Produto Interno Bruto - tem ao seu alcance atingir, em 2020, um total de mais de 50 milhões de dormidas e receitas de mais de 13,5 mil milhões de euros.

Ainda no âmbito deste plano, o secretário de Estado do Turismo realçou que outra meta até 2020 é conquistar cinco posições no índice de Competitividade em Viagens e Turismo - elaborado pelo Fórum Económico Mundial para que o país passe do actual 15º lugar para o top dez deste ‘ranking'.

* O ministro e secretários de Estado andam a fazer "turismo eleiçoeiro"!


.

Sem comentários: