16/07/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Sabe quanto gastou o Vaticano
 em salários no ano passado?

O Vaticano deu a conhecer esta quinta-feira que o défice do ano passado ascendeu a 25,6 milhões de euros, mais 1,1 milhões de euros quando comparado com 2013.
 .
De acordo com o cardeal George Pell, responsável pela Economia do estado católico, este retrato das contas conjuntas da Santa Sé e a administração do Estado do Vaticano é o mais completo e fiel até à data, segundo o jornal The Wall Street Journal.

Só em salários dos 2.280 empregados, o Vaticano aplicou 126,6 milhões de euros. E o Papa já avisou que não vai haver despedimentos. "O Santo Padre disse que não quer nenhum trabalhador despedido e eles não serão despedidos", garantiu o cardeal. No entanto, há um grupo de trabalho a estudar formas mais eficientes de organização interna.

Contudo, se não fosse a melhoria do retorno dos investimentos no ano passado, o défice seria ainda maior - 37,2 milhões de euros -, notam as autoridades eclesiásticas, que admitem a necessidade de uma estratégia "sofisticada" de investimento para proteger o património da Igreja do "mundo económico exterior".

Ainda assim, a cidade-estado do Vaticano registou um excedente de 63,5 milhões de euros, quase o dobro do registado em 2013.

Este balanço - feito em 2014 pela primeira vez de acordo com as normas contabilísticas internacionais, tal como está a acontecer este ano - prepara ainda as contas daquele Estado para uma transição para novas "políticas".

* Se aumentarem as caixas das esmolas ou inventarem uma aparição em Lampedusa....

.

Sem comentários: