15/07/2015

.

HOJE NO
 "OBSERVADOR"

Gonçalo, o aluno com pleno 
de 20 valores a matemática

Vinte na nota interna, vinte no exame nacional, vinte na nota final a Matemática. Gonçalo estuda em Sabrosa, Vila Real, e agora segue para o curso de Medicina.

O aluno de Sabrosa Gonçalo Madureira fez o pleno ao atingir os 20 valores no exame nacional de matemática e acabar o secundário também com média de 20, notas que permitem concretizar o sonho de ser médico.

“É um sentimento de dever concluído e também de que o esforço que tive ao longo destes três anos foi produtivo e realmente consegui concretizar aquilo a que me propus desde o início do secundário”, afirmou o estudante de 18 anos à agência Lusa.
 .

Gonçalo Madureira reside no pinhão, concelho de Alijó, mas estudou nos últimos três anos no Agrupamento de Escolas Miguel Torga, em Sabrosa, no distrito de Vila Real.

E no final os resultados não podiam ser mais positivos: concluiu o secundário com uma média de 20 valores, incluindo na disciplina de matemática, e conseguiu também atingir os 20 valores (200 pontos) no exame nacional de matemática.

“O segredo foi estudar para os exames intensamente”, acrescentou.

E, com estas notas, Gonçalo Madureira acredita que vai conseguir entrar para a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. “É um sonho. Foi a isso que me propus desde sempre e foi por isso que eu lutei”, sustentou.

Apesar de ter passado muito tempo a estudar, o jovem disse ter tempo para fazer outras coisas de que gosta como ler ou fazer natação.
E fez ainda questão de ajudar outros colegas que revelavam ter mais dificuldades a matemática.
Sempre procurei ajudar os meus colegas e faço isso de bom grado porque é benéfico para eles mas também porque é útil para mim, na medida em que, ao ensinar aos outros, eu próprio também consigo assimilar melhor a matéria e perceber melhor os conteúdos”, salientou.
O pai, Paulo Madureira, mostrou-se muito orgulhoso e confessou que às vezes até era preciso dizer ao Gonçalo “para deixar de estudar”.

“Ao fim de semana chegava a por o despertador a tocar para estudar e durante as férias levava livros para estudar. Mas estuda por prazer e não por obrigação. Sente-se bem a estudar”, sublinhou.

Também Irene Ermida, diretora do Agrupamento de Escolas Miguel Torga, em Sabrosa, disse que o jovem “tem sido um exemplo na escola”.

“É um aluno que foi sempre muito empenhado e metódico, muito responsável e amigo dos colegas. Para a escola é motivo de orgulho termos um aluno que alcance estes resultados no exame nacional de matemática”, frisou.

No geral, os resultados nos exames nacionais do ensino secundário subiram este ano, com destaque para matemática A que atingiu finalmente a positiva passando de 9,2 para 12 valores.

* Um craque!


.

Sem comentários: