29/07/2015

.

HOJE NO
 "JORNAL DE NEGÓCIOS"

Já decidiu o que vai acontecer à sua
 conta de Facebook quando morrer?

A pergunta pode ser mórbida, mas a questão é pertinente. A ferramenta Legacy Contact vai permitir-lhe decidir atempadamente o que deve acontecer ao seu legado digital no Facebook. Lançada em Fevereiro deste ano, a opção fica agora disponível na Europa.
 .
O Legacy Contact chegou à Europa. Trata-se de uma ferramenta que permite decidir se a sua conta de Facebook deve ser apagada ou atribuída a alguém a quem confie para a gerir no caso de não o poder fazer, informa a empresa em comunicado enviado às redacções. O Legacy Contact foi lançado inicialmente nos EUA, e mais tarde no Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

No caso de não querer que a sua conta seja simplesmente apagada após o seu falecimento, pode atribuir a gestão a uma pessoa da sua confiança.

Assim que o Facebook é informado sobre a morte do dono da conta, a respectiva página é transformada num género de conta memorial e a pessoa nomeada como responsável pelo "legado digital" poderá escrever uma publicação (de tributo ou com informações práticas sobre as cerimónias fúnebres) na sua página, responder a pedidos de amizade e actualizar a fotografia de perfil e de capa. Não será possível, no entanto, entrar com as credenciais da pessoa falecida, ou ler mensagens privadas.

A opção Legacy Contact permite ainda ao dono da conta decidir se quer dar permissão à pessoa responsável pelo seu legado digital para descarregar um arquivo das fotografias, publicações e informação de perfil partilhada no Facebook.

Até ao momento, o Facebook oferecia uma conta do tipo memorial básica que não podia ser gerida por terceiros. Agora, a empresa optou por alargar as possibilidades deste tipo de contas e redesenhar as páginas, de modo a que passem a ter a expressão "Remembering" ("Em memória de" ou "Lembrando", em tradução livre) por cima do nome da pessoa falecida.

Para definir o que deve acontecer à sua conta de Facebook basta abrir a opção "Definições", entrar em "Segurança" e depois escolher "Contacto Legado", o equivalente a "Legacy Contact" em português.

Ao entrar, pode optar por eliminar a conta de forma permanente ou definir um contacto que terá a responsabilidade de gerir a mesma no caso de uma infeliz eventualidade. Depois de escolher o contacto, pode enviar uma mensagem a essa pessoa para a informar.

* A melhor coisa mesmo é enterrar o facebook antes que ele o crucifique.

.

Sem comentários: