24/07/2015

.

GUIA PARA PERCEBER
A OPERAÇÃO MARQUÊS
11 PERGUNTAS









10ª PERGUNTA: Porque é que a PJ não está nas buscas?

O juiz Carlos Alexandre, titular do processo, decidiu limitar o acesso ao processo da Operação Marquês o mais possível, para tentar evitar as constantes fugas de informação. Essa limitação foi combinada com a Procuradora Geral da República, Joana Marques Vidal, que tem como bandeira o combate à violação do segredo de Justiça.

Neste momento, apenas 4/5 pessoas terão acesso ao processo, até porque o juiz teme que as fugas possam prejudicar a investigação. Algo com o qual o procurador Rosário Teixeira, o responsável do MP, está completamente de acordo.

Como as buscas exigem, habitualmente, que várias pessoas saibam de véspera dos seus motivos e dos locais onde se realizam, Carlos Alexandre e Rosário Teixeira decidiram excluir a PJ das mesmas. 

Usam assim apenas agentes da PSP, ou da GNR, conforme o local onde as mesmas ocorram. Os agentes destas forças apenas são destacados no próprio dia e raramente sabem ao que vão.
Quem tem participado em toda a investigação é uma equipa da Autoridade Tributária e Aduaneira, até porque muitos dos crimes em causa são fiscais. Mas entre eles, o silêncio impera.
.
* Próxima pergunta amanhã à mesma hora.

** Um excelente trabalho dos jornalistas do "OBSERVADOR", a edição começou segunda 13/07/15.

.

Sem comentários: