28/07/2015

.

HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

Bairrada lança primeira marca
 de espumante português

Projecto deverá gerar vendas de um milhão de garrafas em 2018, com receitas previstas entre sete e oito milhões de euros. Objectivo é exportar 30%.
 .
A Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) lança a partir de hoje a primeira marca regional de espumante português, o ‘Baga Bairrada’, um projecto que deverá gerar receitas entre 1,8 e dois milhões de euros já no presente ano, a partir da venda estimada de 250 mil garrafas desta nova categoria de produto. As estimativas da CVB para 2018 apontam já para vendas de um milhão de garrafas, cerca de 10% da produção nacional de espumantes, que deverão gerar receitas entre sete e oito milhões de euros, uma vez que o espumante da nova marca Baga Bairrada vai posicionar-se num segmento mais alto, com um preço entre sete e oito euros por garrafa.

“Este é um projecto que está a ser trabalhado há um ano e meio, dois anos, e que visa responder à multiplicidade de espumantes na Bairrada. É um esforço de categorização de um produto, a exemplo do que sucede com o ‘champanhe’ francês, o ‘prosecco’ italiano ou o ‘cava’ espanhol. Queremos valorizar o produto da casta Baga e toda a cadeia de produção, apoiados no conhecimento técnico e num novo ‘branding’”, sublinhou Pedro Soares, presidente da CVB, em declarações ao Diário Económico.

A Baga é a casta-bandeira da região da Bairrada. A nova marca regional de espumante terá regras de produção e uma identidade gráfica próprias. A este projecto da CVB, que conta com o apoio do IVV – Instituto da Vinha e do Vinho e da ViniPortugal, já se juntaram também os produtores dos cinco primeiros espumantes da Bairrada: Adega de Cantanhede, Aliança, Caves São Domingos, Caves São João e Rama&Selas.

Com a marca Baga Bairrada, a CVB pretende ainda aumentar o rácio de vinhos certificados na região e reforçar a exportação. “Neste momento, exportamos entre 120 e 130 mil garrafas de espumante da Bairrada por ano, cerca de 11% da produção.

O que gostávamos é que em 2018 conseguíssemos exportar 30% do Baga Bairrada”, revela Pedro Soares.

* Expliquem-nos como se fossemos burros, os espumantes brancos e tintos que temos bebido da zona da Bairrada não são espumantes regionais e portugueses, os espumantes brancos e tintos da região da Varosa não são espumantes regionais e portugueses, o espumante de casta Alvarinho de Melgaço não é espumante regional e português, o espumante que se produz no  Alentejo não é espumante regional e português????
Raios partam a notícia que é logo falsa no título.


.

Sem comentários: