20/06/2015

.


559.
Senso d'hoje
   MIGUEL
 POIARES MADURO
  MINISTRO ADJUNTO E DO
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
   SOBRE SI

A PAIXÃO DO DIREITO
Gosto do processo argumentativo, considero que o Direito é das matérias mais criativas que existem. A maior criatividade surge num contexto em que temos muitos condicionamentos, como é o caso do Direito, onde trabalhamos dentro das normas e das regras, interpretando-as para encontrar a solução que entendemos ser melhor. Para mim, é muito criativo um maestro a interpretar música ou um ‘chef' de cozinha a interpretar a receita - são actividades onde há imensos limites e é muitas vezes aí, por entre tantos constrangimentos, que a criatividade é mais fundamental para fazer algo diferente.

NA COZINHA
Gosto bastante de cozinhar. Por um lado, porque alguém como eu, com trabalho intelectual e académico ao longo dos anos, precisa de desligar mentalmente algumas vezes. Cozinhar ajuda-me nisso. Por outro lado, é das coisas mais sociais que temos para nos relacionarmos com os amigos. Cozinho sobretudo para amigos ou para pessoas da minha vida - família, namoradas - porque é, muitas vezes, a melhor forma de exprimirmos, a essas pessoas, aquilo que pensamos. Mantenho o hábito de almoçar com a família aos domingos, considero essas coisas extraordinárias e, lá está, é do mais importante que a vida nos oferece.

EMIGRANTE
Sempre tive abertura, não pensei que tinha de fazer a minha vida aqui. Sempre olhei para as oportunidades que tinha fosse aqui, em Florença ou nos EUA. Fui fazendo escolhas e tive-as, algo que outras pessoas não têm. Segundo ponto: nunca dramatizo muito as escolhas que faço e esse é outro conselho que dou aos meus alunos de doutoramento. Por norma, as pessoas pensam que uma escolha lhes determina as vidas e não é assim - é uma escolha, mas podemos mudar. Fazemos opção por uma profissão e podemos vir a escolher outra coisa. Uma vez feita a escolha devemos apostar fortemente para ser felizes com ela...

* Excerto de entrevista ao "DIÁRIO ECONÓMICO" A 19/06/15


** É nossa intenção, quando editamos pequenos excertos de entrevistas, suscitar a curiosidade de quem os leu de modo a procurar o site do orgão de comunicação social, onde poderá ler ou ver a entrevista por inteiro. 


.

Sem comentários: