21/06/2015

.
ESTE MÊS NA
"PAIS & FILHOS"

Receio de alergias empobrece
 dieta infantil

Um número significativo de crianças podem estar a ser privadas de nutrientes importantes ao seu desenvolvimento físico e mental, devido ao receio dos adultos de que sejam alérgicas ou intolerantes a determinados alimentos.

 O alerta é feito por vários especialistas britânicos que apontam o trigo e os laticínios como dois dos grupos alimentares essenciais que mais são temidos – e por isso mesmo retirados da dieta infantil.
 .
Na opinião dos peritos da organização não-governamental “Sense about Science” e também do Hospital Pediátrico de Brighton, para além de causarem danos às crianças não-alérgicas, fazer de alguns alimentos ou nutrientes os “maus da fita”, sem um diagnóstico nesse sentido, também prejudica as crianças que realmente apresentam alergias ou intolerâncias. “É como se tirar este tipo de comida do prato fosse remédio para tudo, quando se sabe que as alterações na dieta são apenas parte da abordagem terapêutica a estes casos”, defende Tracey Brown, diretora da “Sense about Science”.
“Os pais temem que os filhos sejam alérgicos ou intolerantes e, sem pensarem mais, deixam de lhes oferecer alimentos essenciais. Isso leva a desnutrição que pode ir de moderada a profunda”, revela a responsável. Os sintomas de desnutrição incluem perda acentuada de peso (em média dez por cento num período de três meses), dificuldades de concentração, sinais depressivos e fadiga crónica.
.
Por outro lado, os mesmos investigadores apontam o dedo aos “chamados ‘testes alérgicos’ de venda livre, que não têm qualquer base científica”, de acordo com Tracey Brown. De acordo com o alergologista pediátrico Paul Seddon, do Hospital Pediátrico de Brighton, “é muito comum vermos crianças que são colocadas, desnecessariamente, em dietas restritivas porque os resultados destes exames revelaram uma ou várias alegadas alergias ou intolerâncias”.

* Cada vez mais as  pessoas  embarcam em "novelas" de falsa medicina quando afinal  basta um bom pediatra, é disso que a criança precisa.

.

Sem comentários: