ESTA SEMANA NO
"DINHEIRO VIVO"
"DINHEIRO VIVO"
Depois do boom dos hipers, é a vez
dos mais pequenos e perto de casa
Depois do boom dos hipermercados, as marcas começaram a pensar em
supermercados mais pequenos, lojas de bairro, mais próximos da
população, lançado franshisings ou parcerias. No entanto, no mercado
existem já há algum tempo supermercados que tentam marcar pela diferença
de produtos, horários e muitas vezes pela proximidade aos clientes,
para as compras do dia a dia.
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Além das mercearias
tradicionais, que continuam a existir em todo o país, há empreendedores,
que avançam com novas ideias, e que vão crescendo. É o caso do Brio,
uma cadeia de cinco supermercados 100% biológicos, situados na zona da
Grande Lisboa (Campo de Ourique, Chiado, Picoas, Carnaxide e Estoril),
"direcionado para todos os que querem uma vida mais saudável,
sustentável e feliz", explica Mariana Carvalho.
Acrescentando que,
valorizam "a agricultura biológica, os produtos ecológicos, de
preferência nacionais, gostamos que os nossos clientes se sintam sempre
bem vindos e para isso criamos espaços acolhedores, com colaboradores
simpáticos e prestáveis".
Um outro supermercado é o ten to ten,
pensado por um casal, que sentia a falta de lojas de proximidade abertas
até mais tarde, "para dar resposta a uns consumidores mais exigentes e
com estilos de vida diferentes", referiu Beatriz Capaz.
O desafio
era "conseguir criar e afirmar uma insígnia que dava os primeiros passos
num território ainda por explorar, as lojas de proximidade e conseguir
dar estrutura e sustentabilidade suficientes a esta insígnia que lhe
permitissem perseverar num território que rapidamente iria ser ocupado
por outros players, como o movimento do mercado mais tarde veio
confirmar".
Os supermercados ten to ten - marca
100% portuguesa - "são já hoje uma realidade incontornável da "pequena
distribuição moderna" alicerçada, neste momento, em seis lojas, todas na
área da Grande Lisboa, e em breve abrirá uma nova loja no Chiado".
Vende produtos nacionais, " "também regionias, que não conseguem chegar
aos hipermercados por terem uma produção pequena", frisa Beatriz Capaz.
Depois há também os franshisings internacionais, como a Coviran
é uma empresa de distribuição alimentar, composta por mais de 2.805
sócios retalhistas independentes deste sector, situados em Espanha e
Portugal com quase 55 anos. Esta Cooperativa está em Portugal com 320
supermercados, repartidos por todo o país.
Uma das suas
características, refere o Conselheiro Delegado da Coviran, Luís Osuna,
"é que se instala em qualquer território que tenha um sócio disposto a
unir-se ao projeto. Trata-se de dar resposta a Pequenos e Médios
empresários que necessitam do apoio de uma marca sólida".
Dirigimo-nos
a um cliente final que encontra nos estabelecimentos Coviran um
supermercado de proximidade, um valor acrescentado hoje em dia, onde
realizar uma compra completa.
Existe também a SPAR,
que foi fundada em 1932 por Adrian van Well, na Holanda.Em Portugal a
SPAR está presente desde 2007 com 96 supermercados no continente e ilhas
dos Açores e Madeira. A primeira loja abriu em Dezembro de 2007 em
Aljezur, expandindo-se desde então por todo o território nacional.
"Todo
o nosso trabalho está focalizado no apoio ao retalho independente, na
reconversão de estabelecimentos de comerciantes que muitas vezes não
remodelavam a sua loja à muitos anos, ou em novos investidores que têm a
ambição de abrir um supermercado, ou uma rede regional", sublinha Luís
da Bernarda, responsável pela SPAR em Portugal.
Concorrência
Mariana
Carvalho, do Brio, acredita "que o tipo de relacionamento com os
clientes será o futuro do retalho e dessa forma estamos a
distanciarmo-nos das grandes superfícies que inevitavelmente não
conseguem ter esta proximidade com os clientes".
Beatriz Capaz, da
ten to ten nem sequer pensa em concorrência, "estamos em zonas
residenciais, com horário alargado, para as compras do dia a dia".
A
Corivan, refere que "realizou um importante esforço para ser igualmente
competitivo, intensificando a sua política promocional, adaptando o seu
sortido e os seus preços, e desenvolvendo uma marca própria que
responde às necessidades atuais dos nossos clientes".
Para a SPAR a
importância é a proximidade, "estamos focalizados na compra diária onde
o serviço e os produtos frescos têm uma grande importância, são estes
dois pilares são essenciais para o desenvolvimento da cadeia", frisou
Luís da Bernarda.
* Preferimos desde sempre lojas abastecedoras sem o gigantismo dos hipers, quanto à agricultura biológica não passa de uma miragem. Pode existir agricultura com aplicação de menos químicos, mas sem protectores contra determinadas pragas é impossível.
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