18/06/2015

.
HOJE NO
 "JORNAL DE NOTÍCIAS"

Pais deixam igualdade de lado
 após o primeiro filho

Um estudo espanhol sobre a divisão de tarefas entre os membros do casal conclui que a situação se altera após o nascimento do primeiro filho. Passado um tempo, os pais deixam de participar tanto nos afazeres domésticos. 
.
A mulher reserva para si o cuidar da criança e da casa e consegue ainda em simultâneo conciliar melhor a vida laboral com a doméstica. Já os homens, metade deles foi-se desleixando na realização da tarefas que até à paternidade lhes eram corriqueiras, ou seja, transitaram para um modelo de desigualdade.

A metade dos pais que manteve as actividades domésticas tinha níveis de formação elevados e profissões estáveis, revela o estudo publicado na revista de Investigação Sociológica Reis, que envolveu investigadores de sete universidades, seis espanholas e um Observatório Sociológico da Mudança parisiense.

Os investigadores observaram que os pais têm mais dificuldade em pedir licença para sair mais cedo quando há necessidade de tratar assuntos relacionados com os filhos, alegando que o seu posto de trabalho pode ficar em risco.

O estudo envolveu 68 casais, que foram estudados em várias fases, sendo a primeira ainda durante a gravidez. Há quem critique o estudo por ter um número reduzido de participantes.

* Machos

.

Sem comentários: