28/06/2015

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

BCE mantém financiamento de emergência aos bancos gregos

O Banco Central Europeu, presidido por Mario Draghi, decidiu manter o financiamento de emergência aos bancos gregos no limite a que estava na passada sexta-feira, dia 26 de Junho: 89 mil milhões de euros. Contudo, não irá fornecer empréstimos adicionais que cubram os capitais que estão a sair dos bancos, face à corrida aos terminais multibanco que se regista em várias cidades gregas. 
 .
Sem ajuda financeira a mais, será mais difícil para o governo grego minimizar os danos nos bancos gregos. Contudo, Yanis Varoufakis, o ministro das Finanças do país, assegura que é contra o controlo de capitais.

No final da declaração do Banco Central Europeu, lê-se que o Conselho de Governadores do BCE está "pronto a reconsiderar a sua decisão".

A agência Lusa explica que o conselho grego de estabilidade sistémica, um organismo criado para responder a situações de crise financeira, vai reunir-se hoje às 16 horas locais (14 horas em Lisboa), revelou o ministério das Finanças em comunicado.

Este organismo analisa continuamente a evolução do sector financeiro, sendo composto pelo ministro das Finanças, o vice-ministro das Finanças, o governador do Banco da Grécia e da Comissão de mercados grego.

* Mantemos a ideia de que se houver um partido grego subserviente a Merkel a crise grega é atenuada, se fosse possível neste momento a Alemanha invadiria a Grécia para impôr a ordem, tal como invadiu a Polónia na II Guerra Mundial.

.

Sem comentários: