12/06/2015

.

HOJE NO
 "RECORD"

Vinte e seis novas modalidades 
querem estar nos Jogos de 2020

Vinte e seis federações internacionais de modalidades desportivas apresentaram pedidos para serem incluídas no programa dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, anunciou hoje o comité organizador, acrescentando que fará uma pré-seleção a 22 de junho.
 .
"Estudaremos as candidaturas e elegeremos em função da popularidade da modalidade, da sua aceitação entre os jovens e do seu potencial para promover o espírito olímpico", afirmou em conferência de imprensa o presidente do comité organizador, Yoshiro Mori.

Entre as modalidades interessadas em marcar presença em Tóquio figuram algumas que já integraram o programa, como o beisebol, o softbol, o pólo ou o jogo da corda, mas também outras em ascensão nos últimos anos, como o surf, desportos subaquáticos e desportos aéreos.

Outras das candidatas são modalidades que há algum tempo tentam integrar o programa olímpico, como o squash, o xadrez, o bridge e o bilhar.

A lista inclui também modalidades com forte expressão no Japão, como o sumo e o karaté, mas Yoshiro Mori já afirmou que vão ser escolhidas modalidades "que sejam populares a nível internacional e não apenas no Japão".

Na escolha irão também pesar critérios como antiguidade das federações, previsão de venda de ingressos e de direitos televisivos.

O presidente do comité organizador explicou ainda que as modalidades que não exijam construção de instalações desportivas podem estar em vantagem, devido aos esforços que estão a ser feitos tendo em vista a redução de custos.

O Comité Organizador de Tóquio 2020 abriu em 11 de maio o processo de seleção de novas modalidades desportivas, devendo dar a conhecer a 30 de setembro aquelas que irá propor ao Comité Olímpico Internacional (COI) para que as aceite.

A decisão final deve ser ratificada na 129.ª sessão do COI, que se vai reunir Rio de Janeiro, em vésperas dos Jogos de 2016.

* Não se compreende que os Jogos Olímpicos, uma festa universal do desporto não abranja modalidades como o surf ou o xadrez, que têm em todo o mundo milhões de praticantes.


.

Sem comentários: