20/05/2015

.
HOJE NO
 "CORREIO DA MANHÃ"

Nove inspetores de veículos detidos 

Detidos trabalham em centro de inspeção automóvel do Porto.

A Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira nove inspetores de um centro de inspeção automóvel do Porto por suspeita de fazer falsas inspeções a troco de dinheiro. Em comunicado, a PJ refere que, numa operação policial esta quarta-feira realizada naquele centro, "foi possível observar que cerca de duas dezenas das inspeções efetuadas não obedeceram ao previsto na lei". 
 .
Essas inspeções foram realizadas "sem que fossem verificados e inspecionados todos os pontos obrigatórios sujeitos a verificação física por parte dos inspetores, nomeadamente os elementos ligados à direção e suspensão do veículo, elementos essenciais para a segurança de circulação do mesmo".

"O não cumprimento deste procedimento impossibilita o inspetor e o respetivo centro de inspeções de atestar que a viatura está em condições de circular nas condições impostas por lei, pelo que a notação técnica de conformidade (aprovado) é assim falseada, permitindo que viaturas com anomalias possam circular, colocando em risco a circulação rodoviária", acrescenta o comunicado.

Segundo a PJ, procedeu-se à reinspeção de algumas das viaturas anteriormente aprovadas, as quais não vieram a ser aprovadas pelos inspetores do Instituto da Mobilidade e dos Transportes que prestaram assessoria técnica a esta operação. 

Com idades entre os 25 e os 50 anos, os nove inspetores foram detidos "em flagrante" e estão "fortemente indiciados" da prática do crime de falsificação de notação técnica, agravado pela qualidade de funcionário, e do crime de falsidade informática. Vão ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das respetivas medidas de coação. 

* É por estas e por outras que Portugal está muito bem cotado no que respeita ao desempenho da corrupção.


.

Sem comentários: