21/05/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS

 DA MADEIRA"

Escolas desactivadas podem acolher idosos abandonados nos hospitais

O secretário regional da Saúde, Manuel de Brito, disse, esta tarde, na discussão parlamentar do Programa de Governo, que “provavelmente” haverá uma adaptação/reconversão de escolas desactivadas para infraestruturas de acolhimento de idosos abandonados nos hospitais, as chamadas altas problemáticas.
 .
Por outro lado, o governante anunciou que o executivo não tem qualquer intenção de encerrar centros de saúde, quer no Funchal quer nas zonas rurais. A garantia foi dada em resposta a uma questão colocada pelo deputado Edgar Silva (PCP). Manuel de Brito fez o balanço das obras previstas nos centros de saúde: a empreitada do novo centro da Calheta será lançada “ainda em 2015”; a instalação do novo centro de saúde de Câmara de Lobos “está actualmente condicionada por um processo de insolvência do promotor da obra” mas assim que for resolvido o impasse a infreestrutrura fica pronta em sete meses; a intervenção no centro do Bom Jesus ficará concluída em Outubro de 2016; e vai haver obras de manutenção nos centros do Arco da Calheta, Jardim do Mar, Santana, S. Vicente, Seixal, Ribeira da Janela, Achadas da Cruz, Camacha e Porto Santo.

O secretário da Saúde voltou a afirmar que o projecto do novo hospital é um “compromisso” “incontornável” do novo executivo e confirmou a aposta numa reestruturação da rede de cuidados de saúde primários com a criação das unidades de saúde familiar.

* Uma medida social positiva mas é necessário responsabilizar quem abandona velhos nos hospitais. 
Na Região 1 em  cada 100 madeirenses come via Segurança Social ou ONG's, um número elevado, a  desumana herança deixada por Alberto João Jardim.

.

Sem comentários: