29/05/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO ECONÓMICO"

A Internet das coisas chegou. 
Sabe do que falamos?

Depois de chegar aos PC e aos telemóveis, a Internet está a chegar às ‘coisas’ do quotidiano e às empresas. 

A Internet mudou definitivamente o nosso quotidiano, permitindo o acesso rápido a informações que até então não tínhamos. Mas se a Internet "das pessoas" pode ser considerada uma verdadeira revolução, imagine o que a "Internet das Coisas" ('Internet of things') nos pode proporcionar. Sabe do que falamos? 

A Internet das Coisas é um conceito no qual os dispositivos do nosso dia-a-dia são equipados com sensores capazes de captar aspectos do mundo real - exemplos: temperatura, humidade, presença, etc - e enviá-los a centrais que recebem estas informações e as utilizam de forma inteligente. Esta é a explicação teórica, mas passemos à prática. Por exemplo, o proprietário de uma "casa inteligente" consegue acender e apagar as luzes onde quer que esteja através do seu ‘smartphone'. Quando chega a casa e o carro se aproxima da porta da garagem esta abre sozinha. É um mundo de oportunidades para onde as empresas estão a direccionar todos os esforços. 

 JOÃO VILARET
A Nike criou, em parceria com a Apple, um sensor que deve ser colocado em baixo da palmilha dos ténis. Através de iPhone ou iPod, o utilizador define a distância que pretende correr, quantas calorias deseja perder, o seu trajecto e até mesmo uma lista de músicas para ouvir durante o exercício. Ao finalizar a actividade, todas as informações são enviadas automaticamente para o site nikeplus.com.

Na área da saúde, a Adhere Tech desenvolveu uma caixa de remédios inteligente que avisa o paciente do horário em que precisa tomar os medicamentos e ainda envia as informações rumo ao servidor da empresa que manda alertas para os pacientes através de SMS e e-mails.

Carros que dirigem sozinhos, embalagens inteligentes que nos dão as informações do estado do produto e electrodomésticos que podemos controlar com o nosso ‘smartphone' são alguns dos muitos exemplos.

E quais as oportunidades para as empresas?
 Para as empresas, além do novo mercado que se abre para a colocação de tecnologia em utensílios/electrodomésticos do dia-a-dia, surge a procura para optimizar estas aplicações de forma a melhor a produtividade dos funcionários durante o horário de trabalho. Samsung, Intel, Qualcomm e Nvidia são algumas das tecnológicas que já apresentaram soluções cujo único objectivo é estimular o número de projectos ligados à Internet das Coisas.

A Samsung, que lidera o mercado mundial de ‘smartphones', traçou um objectivo ambicioso: em 2017, cerca de 90% dos equipamentos electrónicos da empresa vão ter capacidade para se ligar à Internet. Recentemente, a fabricante sul-coreana apresentou soluções para as áreas de retalho, hotelaria, educação, serviços financeiros e saúde.

De acordo com a consultora Gartner, este ano o número de dispositivos ligados à Internet das Coisas deve chegar a 4,9 mil milhões, um aumento de 30% em relação a 2014. Os investimentos nesta área de negócio também estão em alta, devendo atingir os 63,3 mil milhões de euros em 2015 e alcançar quase 275 mil milhões de euros em 2020. 

* Esta notícia assusta, parece o Régio do "Cântico Negro" a criar desumanidades, nós sabemos que não vamos por aí!

.

Sem comentários: