29/05/2015

.
HOJE NO
 "DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Mulher toca emocionada no rosto do irmão que agora pertence a outro homem

"Importas-te que toque?" Três anos depois Rebekah Aversano voltou a ver e a tocar no rosto do irmão. Em 2012, Richard Norris recebeu um transplante de rosto, aquele que pertencia ao irmão de Rebekah. Agora, um programa de televisão organizou um encontro entre ambos. "Eu cresci com este rosto", disse uma emocionada Rebekah Aversano.
 .

Em 1997, Richard Norris, então com 22 anos, ficou com sérios danos no rosto depois de um acidente com uma arma de fogo (disparou sobre si próprio). Lábios, nariz e boca foram as zonas mais afetadas. Foi submetido a diversas intervenções cirúrgicas, mas com pouco sucesso. Richard começou a ficar depressivo e com tendências suicidas, admitindo que ouvia "todo o tipo de comentários", alguns "horríveis". Porém, em 2012 a sua vida mudaria.

Joshua, 21 anos, foi atropelado mortalmente, em Maryland, onde também vivia Richard. A família aceitou doar o rosto do jovem. Em 36 horas de operação foram transplantados os dentes, queixo, músculos da língua e nervos. Richard voltava a ter um rosto, não se importando de ter corrido risco de vida, pois os médicos alertaram que tinha 50% de hipóteses de sobreviver à complexa intervenção cirúrgica.

A mãe de Joshua, Gwen, disse a um canal de televisão canadiano, CTV News, que a família sabia que doar o rosto era a atitude mais correta. "Conseguimos ver o nosso filho nele [Richard]. Estamos muito felizes por poder ajudá-lo", afirmou.

Richard Norris não pode beber, fumar ou apanhar demasiado sol e durante toda a sua vida terá de receber injeções que garantem que não rejeite o rosto que recebeu.

* Sobre este caso deve existir quem vocifere contra esta cirurgia agitando argumentos éticos falaciosos. 
Nós estamos maravilhados, pela técnica cirúrgica, pelo trabalho de excelência da equipa médica, mas também pela grande humanidade da mãe de Joshua ao permitir que Richard volte a ter um rosto a partir dos tecidos do filho morto, uma lição.

.

Sem comentários: