04/04/2015

.

HOJE NO
 "RECORD"

Espanhol denuncia condições 
desumanas nos futures marroquinos

Marc Giner, jovem tenista espanhol de 23 anos que esta semana atingiu a final do Future marroquino de Safi, batendo pelo caminho João Domingues e Pedro Sousa, denunciou este sábado, numa carta enviada ao site espanhol "Planeta Ténis", as condições pouco humanas que os jogadores que disputam torneios dessa categoria têm de enfrentar. 
 .

"Só há um hotel na localidade onde é disputado o torneio. Somos obrigados a pagar 62 euros por noite por um quarto cheio de humidade, com água a cair do teto. Estou a jogar o terceiro torneio consecutivo aqui e no segundo obrigaram-me a disputar seis encontros em 35 horas (três de singulares e três de pares). Terminei completamente morto, vomitei em court, tive cãibras e tudo com o aval do juiz-árbitro, que me obrigou a ter apenas o tempo de descanso mínimo definido pelo ITF", escreveu na carta o atual 313.º colocado do ranking ATP.

Giner admitiu ainda ter necessitado de encordoar raquetas a estranhos para ter dinheiro para pagar o alojamento. "Tive de fazer encordoações para ganhar algum dinheiro nos dias em que não estava a competir. No final do torneio da última semana não nos pagaram no próprio dia porque o diretor do torneio já tinha ido embora. Não somos tratados como jogadores, mas como marionetas".

* Já sabemos que há esclavagismo no desporto que tem de ser banido e os autores punidos severamente. Mas se Giner disputava o 3º torneio depois de ter sido maltratado no 2º porque insistiu ir a Marrocos, denunciava antes de participar.

.

Sem comentários: