HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"
Afonso precisa de material ortopédico
. Menino de seis anos é de Vila Verde.
O sorriso de anjo e a alegria contagiante escondem a doença rara de Afonso. Aos seis anos, o menino de Prado, Vila Verde, não anda, não fala e precisa de ajuda para todas as suas tarefas.
.
Há dois anos, após a morte da mãe, o pai largou o emprego para se dedicar a cem por cento ao Afonso.
Agora, o menino precisa de material ortopédico para equipar o quarto e o pai, Emanuel Araújo, pede ajuda. "O Afonso nunca vai conseguir falar e precisa de material ortopédico para desenvolvimento sensorial, que permitirão ao Afonso algum tipo de comunicação no futuro", explicou ao CM o pai. O Afonso é uma das 65 crianças diagnosticadas em Portugal com o Síndrome de Angelman.
* É PARA AJUDAR JÁ, MUITO!
**
Síndrome de Angelman é um distúrbio genético-neurológico nomeado em homenagem ao pediatra inglês Dr. Harry Angelman, que foi quem descreveu a síndrome pela primeira vez em 1965.
Caracteriza-se por atraso no desenvolvimento intelectual, dificuldades na fala, distúrbios no sono, convulsões, movimentos desconexos e sorriso frequente.
Além disso, é um exemplo clássico de imprinting genômico causado pela inativação de genes críticos do cromossoma 15 herdado da mãe.
PRINCIPAIS SINTOMAS
- Atraso do desenvolvimento, funcionalmente severo
- Incapacidade de falar, com nenhum ou quase nenhum uso de palavras
- A criança comunica mais pela capacidade compreensão de seus atos do que pela expressão verbal
- Problemas de movimento e equilíbrio
- Crises convulsivas
- É observado o atraso no crescimento do perímetro cefálico em 80% dos casos, ocorrendo microcefalia em torno dos dois anos de idade
- Incapacidade de coordenação dos movimentos musculares voluntários ao andar e/ou movimento trêmulo dos membros
- Frequente qualquer combinação de riso e sorriso, com uma aparência feliz - embora este sorriso permanente seja apenas uma expressão motora
- Personalidade facilmente excitável, com movimentos aleatórios das mãos, hipermotricidade e incapacidade de manter a atenção
- Atração/fascínio pela água
IN "WIKIPÉDIA"
.
Sem comentários:
Enviar um comentário