31/01/2015

.
HOJE NO
"OBSERVADOR"

Juiz siciliano Sergio Mattarella 
eleito presidente de Itália 

 O juiz e várias vezes ministro italiano Sergio Mattarella, 73 anos, foi eleito residente de Itália com 665 votos a favor, na quarta votação no Parlamento em que apenas necessitava de 505 votos. 

O juiz e várias vezes ministro italiano Sergio Mattarella, 73 anos, foi eleito este sábado Presidente de Itália com 665 votos a favor, na quarta votação no Parlamento em que apenas necessitava de uma maioria absoluta de 505 votos.

Mattarella, siciliano, foi escolhido como candidato pelo primeiro-ministro socialista, Matteo Renzi, do Partido Democrata (PD), para suceder ao popular presidente Giorgio Napolitano, 89 anos, que anunciou a sua resignação.

Após a eleição, os 1.009 eleitores, entre deputados, senadores, representantes das regiões e senadores vitalícios, saudaram o novo chefe de Estado com uma longa ovação.

Nas três votações anteriores, que começaram na quinta-feira, os grandes partidos optaram pela estratégia de votar em branco dada a impossibilidade de eleger alguém com dois terços dos votos, como exigem as três primeiras voltas.

De manhã, depois de algumas reticências, o Novo Centro Direita (NCD), parceiro de coligação do PD, aceitou apoiar a candidatura.

O grupo do ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi, Forza Italia (FI), votou em branco como sinal de rejeição da proposta de Renzi por não ter sido consultado para a escolha do nome.

* Estejamos atentos ao seu desempenho, temos tempo, o que se passa em Itália é importante para nós.


.

Sem comentários: