Turismo do Norte assegura Rali
de Portugal na região
O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal disse esta
quinta-feira à Lusa ter a certeza de que a edição 2015 do Rali de
Portugal "vai ser uma realidade e que decorrerá em maio no Norte".
"Tenho
a certeza, neste momento, de que o rali vai ser uma realidade. Este
deve ser um anúncio oficial que será assumido muito em breve pelo
Automóvel Clube de Portugal (ACP), pelo Turismo do Porto e Norte de
Portugal e pelas entidades que têm colaborado com Comissão de
Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).Quero dar aqui
uma nota de grande esperança, quase entre 80 a 90%, de que dentro de
umas semanas vamos anunciar a realização da prova na região Norte",
afirmou Melchior Moreira.
.
O responsável falava no final de
uma reunião, realizada na sede do Turismo Porto e Norte de Portugal, em
Viana do Castelo, onde participaram as autarquias envolvidas, o ACP e a
CCDR-N, tendo sido "assinado um acordo de parceria".
Melchior
Moreira afirmou que os custos da edição 2015 rondam os 3,5 milhões de
euros, sendo o "esforço" dos 12 municípios "de mais 1,1 milhões de
euros".
"O acordo de parceria dá, claramente, corpo a este
financiamento que deveria ter sido assumido pelo Turismo de Portugal, o
que lamentavelmente não veio a acontecer, prejudicando mais uma vez, em
termos de eventos, o Norte de Portugal", frisou.
Segundo
aquele responsável, com este acordo de parceria, os 12 municípios "dão
grande exemplo de coesão nacional para voltar a trazer para o Norte um
evento de visibilidade mundial, quando deveria ser o Governo a assumir
uma verba que vinha assumindo no Algarve".
Avançou ainda que a
prova deverá decorrer entre 21 e 24 de maio mas sublinhou que este
calendário poderá sofrer "alguns pequenos ajustes". Melchior Moreira
escusou-se a revelar os municípios envolvidos e os troços por onde vai
passar a prova, uma vez que o percurso está ainda a ser programado.
Em
julho passado o Ministério da Economia anunciou que o Turismo de
Portugal não vai apoiar financeiramente a edição de 2015 do Rali de
Portugal nem a prova de WTCC, a realizar-se no Porto, e justificou que
tal decisão se deve a uma nova estratégia de promoção do país, focada na
"captação de rotas aéreas e de parcerias com operadores turísticos e na
adaptação da promoção externa ao 'marketing' digital".
Segundo
um estudo de 2013 sobre impacto do evento na economia de turismo
citado, em agosto passado pelo Conselho Regional do Norte, o Rali de
Portugal "gera em termos líquidos um fluxo total de 300 mil adeptos que
asseguram 530 mil assistências ao vivo e atinge um impacto económico
total de 101.734.770 euros".
Os dados divulgados em agosto
passado pelo ACP indicam também que "por cada euro de investimento
público [no rali] foram gerados na economia nacional 54,42 euros de
despesa direta pelos adeptos", valor calculado considerando o apoio
acumulado do Turismo de Portugal na ordem dos 6,4 milhões de euros e os
348,2 milhões de euros "de impacto direto" gerados pelos turistas e
adeptos.
Por outro lado, o ACP estima que a base da Easyjet
do Porto terá um retorno de 195,4 milhões, o que significa que cada euro
de apoio público irá gerar 31,01 euros, ou seja "menos 43% que a opção
já testada ao longo dos últimos sete anos no apoio" ao Rali de Portugal.
* Vai ser um sucesso.
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