22/11/2014

.

HOJE NO
"RECORD"

Renaud Lavillenie e Valerie Adams
 eleitos atletas do ano

O francês Renaud Lavillenie, recordista do mundo do salto com vara, e a neo-zelandesa Valerie Adams, dupla campeã olímpica do lançamento do peso, foram esta sexta-feira eleitos atletas do ano na Gala da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Lavillenie, que sucede ao ícone da velocidade, o jamaicano Usain Bolt, é o primeiro francês a receber o troféu, instituído em 1988.

"Não podia ter um ano melhor do que este 2014. E agora tenho o reconhecimento de toda a família do atletismo. Obviamente que o recorde do mundo pesa neste balanço, mas não resume o meu ano", disse Lavillenie, que, a 15 de fevereiro, saltou 6,16 metros em Donetsk, na Ucrânia, fazendo cair, por um centímetro, o recorde com 21 anos do ucraniano Sergey Bubka.

No lado feminino, a escolha recaiu em Valerie Adams, duas vezes medalha de ouro e quatro vezes campeã do mundo do lançamento do peso.

"Para nós [os especialistas de concursos], é difícil lutar contra as categorias com mais `glamour', como a velocidade, por isso isto é formidável enquanto mensagem. Para mim, para a minha família, para o meu país e para todas as mulheres lançadoras", destacou Adams, que somou 56 vitórias consecutivas e é a única atleta, em qualquer disciplina, a ganhar as sete provas da Liga de Diamante.

É a primeira vez que a IAAF distingue dois atletas de concursos e também a primeira vez que um saltador com vara e uma lançadora de peso são premiados com este galardão.

* Fez-se justiça.

.

Sem comentários: