03/11/2014

.
HOJE NO
"RECORD"

PSP deteve suspeito de 
ter esfaqueado adeptos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve esta segunda-feira o principal suspeito de agressões com arma branca a dois adeptos do Sporting, na noite de sexta-feira, após o jogo de futebol entre o V. Guimarães e o clube leonino. 
 .
Em nota enviada à agência Lusa, a PSP afirma que "desenvolveu um conjunto de diligências policiais, conduzidas pela Esquadra de Investigação Criminal do Comando da PSP de Braga - Divisão Policial de Guimarães, que levaram à detenção do principal suspeito". A PSP sublinhou que o detido é "um cidadão português, residente em Guimarães, com 20 anos de idade", que "não pertence a qualquer grupo organizado de adeptos, estando referenciado pela PSP por outras práticas delituosas". Na altura da detenção, a PSP apreendeu a arma branca usada nos confrontos e "já referenciou outros cidadãos envolvidos neste episódio".

Violência
Alexandre Figueiredo, de 21 anos, recebeu alta horas após o incidente mas o amigo Alfredo Alves, de 37 continua internado em Guimarães, depois de ambos terem sido vítimas de esfaqueamento.

Estes dois adeptos leoninos deslocaram-se especialmente de Mirandela, onde fazem parte de um núcleo sportinguista, para assistirem ao jogo. Alexandre é membro da Juve Leo, Alfredo não. Apesar de terem visto a partida juntamente com a claque, viajaram por conta própria. E foi precisamente no caminho de regresso ao carro que o pior aconteceu.

“A polícia escoltou-nos até certa altura. Depois seguimos para o carro, que estava uns metros mais à frente, até sermos emboscados por adeptos do V. Guimarães. Começámos logo a ser agredidos. Nem uma boca mandámos! Entrei em pânico”, explicou Alexandre, que escapou com ferimentos ligeiros.

Alexandre sofreu “duas facadas nas costas” antes de fugir. Foi tudo tão rápido que só se apercebeu de que estava a sangrar quando chegou ao carro. Mais difícil ainda é identificar os agressores. “Reparei que um deles tinha um cachecol do V. Guimarães. Não quero acusar os White Angels [n.d.r.: claque dos vimaranenses], já têm má fama que chegue. Nem sei quantos eram, mas era um grupo organizado”, asseverou.

* As claques "praxam" os "inimigos", são frustrações acumuladas convertidas  em violência gratuita, Desmond Morris escreveu há mais de trinta anos no livro "A Tribo do Futebol".
Como somos um povo mal  educado, parecemos bonzinhos porque ainda somos "submissos" esta situação tem como pedagogia sanções pesadas para o criminoso, sem atenuantes.


.

Sem comentários: