21/10/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"


Fitch vê risco acrescido de 
derrapagem orçamental em Portugal

A agência de ‘rating' Fitch vê risco acrescido de derrapagem orçamental em Portugal porque o cumprimento das metas orçamentais está agora mais dependente do ciclo económico do que do ajustamento estrutural. 

"O cumprimento do défice inscrito no Orçamento está agora mais dependente do ciclo [económico] do que do ajustamento estrutural, o que aumenta o risco de derrapagem no caso de o crescimento do PIB ser inferior ao esperado", sublinha um relatório publicado hoje pela agência Fitch.

O Orçamento do Estado para 2015 foi construído para atingir um défice de 2,7% do PIB, duas décimas mais do que os 2,5% acordados com os credores internacionais.
 .
"Este objectivo para um défice mais elevado está mais próximo da nossa previsão de 3%, que reflecte a nossa projecção mais conservadora de uma taxa de crescimento [do PIB] de 1,2%", salientam os responsáveis Michele Napolitado e Mark Brown, directores da Fitch.

A agência sinaliza que a derrapagem na despesa pública no decurso do exercício orçamental de 2014 tem sido compensada com um bom desempenho das receitas fiscais, tornando dispensável outras medidas de consolidação para este ano. O cenário pode ser diferente em 2015, alerta.

"Com as medidas de consolidação do Orçamento de 2015 a representarem apenas 0,7% do PIB, uma porção do ajustamento do próximo ano deverá vir do crescimento das receitas por via do crescimento nominal do PIB. Porém, este crescimento pode não corresponder às expectativas", alertam os dois directores da Fitch.

Neste cenário, a agência diz que a previsão do Governo de crescimento nominal do PIB de 2,5% é "optimista", contra a sua própria projecção de 1,9%.

E justifica: "Um crescimento mais célere das exportações depende da procura da zona euro e no mês passado revimos em baixa das previsões económicas para a região para 2014-2016, perante o impacto da desalavancagem. Entretanto, um período mais longo da deflação em Portugal pode ameaçar o crescimento".

Há duas semanas a Fitch manteve o ‘rating' de Portugal em BB+, abaixo do grau de investimento, reafirmando o outlook estável. Agora sublinha que qualquer divergência no caminho da consolidação orçamental, resultando num aumento do rácio da dívida, pode provocar uma revisão deste estatuto.

* A Fitch tem bons analistas.

.

Sem comentários: