13/10/2014

.

HOJE NO
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS
DA MADEIRA"


S.D.M. satisfeita com ratificação
 da Convenção Internacional do
 Trabalho Marítimo

A S.D.M. - Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, entidade concessionária do Centro Internacional de Negócios e, por isso, responsável pelo Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR), "congratula-se pela decisão do Governo da República de ratificar a Convenção Internacional do Trabalho Marítimo (MLC 2006)".
 .

Assim reage a S.D.M. ao anúncio da ratificação, nove anos depois da sua entrada em vigor e quase um ano após o fim do prazo para os estados ratificarem o documento que serve para regular o trabalho em todo o sector marítimo internacional. Em nota divulgada esta segunda-feira, a empresa "sublinha que se trata de um boa notícia para o Registo e para os armadores internacionais e que é o culminar de um longo e intenso processo de negociações e de contactos que decorreu junto do Governo da República, ao mais alto nível, tendo em vista a resolução desta matéria, salvaguardando a competitividade e a estabilidade do MAR".

No entender da S.D.M., "que tem vindo a defender a adopção das melhores práticas internacionais para o sector da marinha mercante, como é o caso da ratificação desta convenção, esta é uma decisão que contribui, directa e claramente, tanto para o desenvolvimento do MAR como para a estratégia integrada que Portugal tem procurado promover no quadro da denominada "economia do mar", ajudando o País a concretizar o seu regresso efectivo ao mundo do transporte marítimo e a sedimentar a sua presença nas organizações internacionais do sector", acrescenta a entidade.

Sobre a importância, outra, desta decisão, a concessionária do CINM recorda "que o MAR concorre no plano europeu com outros registos de qualidade, muito ligados a mercados onde a tradição marítima é extremamente vincada, sendo para isso fundamental dotá-lo de condições, no mínimo idênticas, àquelas praticadas pelos seus concorrentes mais directos, tendo em vista a manutenção do crescimento do número de embarcações registadas nos últimos meses".

Na mais recente actualização sobre os registos do MAR, referente ao primeiro semestre de 2014, a S.D.M. assinalou que foi "o registo marítimo europeu com a maior subida percentual no período em questão", com mais 30 embarcações face ao primeiro trimestre do ano, ascendendo no final de Junho a 302 registos.

* Será que vão acabar os navios negreiros e  os marítimos vão ser melhor tratados a bordo pelos armadores?

.

Sem comentários: