23/10/2014

.

HOJE NO
"i"

Hipnose, música e feng-shui. 
Hospital do SNS aposta em 
partos mais felizes

Hospital Pêro da Covilhã, do Centro Hospitalar da Cova da Beira, está a revolucionar o serviço de Obstetrícia. Recuperar a naturalidade sem pôr em causa a segurança é o objectivo

Viviane nasceu no dia 11 de Outubro às 14h25 no Hospital Pêro da Covilhã. A mãe, Malvaluna, não precisou de epidural e quando as contracções começaram a apertar não sentiu dor nem a pressão de as contar. A jovem timorense de 20 anos foi a primeira mulher a dar à luz hipnotizada no SNS.

José Oliveira Martinez, o director do serviço de Ginecologia e Obstetrícia do hospital empenhado na revolução de tornar o parto um momento “mais feliz”, explica que não se trata de “hipnose espectáculo” mas de um processo médico, em que é induzido o relaxamento.
.
OS PAIS FELIZES
A unidade quer avançar com a oferta de hipnose às mães que assim o desejem, como complemento ou alternativa à epidural, em Dezembro. Malvaluna e Viviane terem sido as primeiras a beneficiar disso foi coincidência. A equipa tem estado a ter formação com especialistas em hipnose no parto. Malvaluna mostrou-se disponível para servir de exemplo prático e o enfermeiro Luís Abrantes, um dos formadores com experiência em preparação pré-parto, entrou em acção a meio da manhã. A indução da hipnose durou poucos minutos mas depressa se notaram as diferenças na reacção da mãe.

Deixou de ter o rosto em tenção e acusar dor e assumiu apenas como um ligeiro desconforto. 

* Fantástica a ciência


.

Sem comentários: