10/10/2014

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"

Malala e Kailash Satyarthi 
vencem Nobel da Paz

Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi foram esta sexta-feira galardoados com o Nobel da Paz, atribuído pela Academia Sueca, em Estocolmo.
 .
A jovem paquistanesa, de 17 anos, tornou-se num símbolo reconhecido internacionalmente de resistência aos esforços dos talibã em negar educação e outros direitos às mulheres.

Recorde-se que a jovem foi atacada, no dia 9 de outubro de 2012, por homens que invadiram o autocarro onde seguia para a escola, tendo acabado por ser baleada na cabeça.

Kailash Satyarthi, de 60 anos, é um ativista indiano dos direitos das crianças. Luta contra o trabalho infantil desde os anos 90 e, até agora, a sua organização 'Bachpan Bachao Andolan' já libertou mais de 80 mil crianças da escravidão, ajudando-as na sua reintegração, reabilitação e educação.

Os galardoados, além do título, recebem uma medalha, um diploma e um prémio monetário na cerimónia que só acontece a 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

* Depois da vergonha que foi a UE receber o Nobel da Paz, eis que a justiça é reposta com a atribuição do prémio a estes dois heróis da luta pela dignidade humana.
Na Índia há 26 milhões  de crianças com menos de 14 anos, exercendo trabalho em condições desumanas.

.

Sem comentários: