30/10/2014

.
HOJE NO
"CORREIO DA MANHÃ"


Fisco tira casa a viúva 

Dívida relativa ao abate de dois carros leva mulher, de 52 anos, a perder a casa em leilão.

Foi com espanto que há um mês, uma viúva, de 52 anos, residente em Ílhavo, soube que a sua própria casa iria ser leiloada. Segundo o ‘Diário Económico’, em causa está uma dívida de 1900 euros ao Fisco, relativa ao Imposto Único de Circulação (IUC) de dois carros que mandou abater. A falha terá estado no facto de se ter esquecido de dar baixa dos veículos nas Finanças. O leilão era ontem, mas foi suspenso.
.
Tudo terá começado há cinco anos. A mulher – com seis filhos e duas netas – mandou abater na sucata dois carros da família.

A par do abate deveria ter dado baixa dos veículos nas Finanças. Tal não foi feito por esquecimento, o que fez com que ficasse com uma dívida de 500 euros de IUC. Agora, a esse valor, a mulher que trabalha na seca de bacalhau vê somar 1400 euros de multas. Com um salário de menos de 600 euros, que foi penhorado há cerca de cinco meses, a viúva não tem forma de liquidar as dívidas ao Fisco e arrisca ficar sem a casa. Com a mulher moram três filhos, todos desempregados. No mesmo terreno está também construída a casa de um sobrinho. Esta habitação está igualmente incluída no leilão das Finanças que tem como base de licitação 19 500 euros.

* A lei é para se cumprir, mas a lei não pode ser cega e os responsáveis das Finanças muito menos. Os funcionários públicos têm de prestar em primeiro lugar serviço público, isto é apoiar os cidadãos nomeadamente os mais frágeis. 
Porque não fizeram o mesmo a Ricardo Salgado quando este se "esqueceu" de declarar milhões no IRS?
Desancar na viúva é mais fácil!



.

Sem comentários: