26/10/2014

.

ESTA SEMANA NO
"SOL"


Detectadas falhas de capital nos 
maiores bancos da zona euro

O BCE detectou falhas de capital de 25 mil milhões de euros nos bancos da zona euro, durante os testes de 'stress' e avaliação da qualidade dos activos, sendo que em 12 bancos as necessidades de capital já foram colmatadas.

Segundo a informação divulgada pela instituição sediada em Frankfurt, que baseou os exercícios nos balanços dos bancos a 31 de Dezembro de 2013, dos 25 bancos que 'chumbaram' 12 desses já cobriram as suas necessidades, depois de terem aumentado o capital em 15 mil milhões de euros já em 2014.
 .
Os outros bancos têm agora de preparar planos de reforço de capital a serem apresentados no prazo de duas semanas e terão nove meses para colmataram as falhas detectadas.

Os testes de 'stress' demonstraram ainda que num cenário de 'stress' grave, com agravamento da economia e dos indicadores financeiros, que o rácio de capital Common Equity Tier 1 médio (o rácio de capital que está a ser usado para medir a solvabilidade dos bancos) dos mais de 100 bancos cairia de 12,4% para 8,3% o que, segundo o BCE, demonstra a "natureza rigorosa" destes exercícios.

O Banco Central Europeu (BCE) divulgou  os resultados das avaliações feitas a 130 bancos de 22 países europeus, entre os quais os portugueses Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco BPI e Banco Comercial Português (BCP).

Às 11:00 de sexta-feira (hora de Lisboa) foram conhecidos os resultados da avaliação à qualidade dos activos dos bancos e dos testes de 'stress', num exercício feito em conjunto pelo BCE e pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) com vista a avaliar a capacidade de resistência do sector perante uma crise económica e financeira.

Para passarem nos testes, os bancos tiveram de dispor de um rácio de capital Common Equity Tier 1" mínimo de 8% no cenário económico e financeiro base e de 5,5% no cenário adverso.

* Pena não terem sido feitos testes de stress aos bolsos dos banqueiros.

.

Sem comentários: