20/09/2014

.
HOJE NO
"i"

Ranking. São João recupera título de melhor hospital do país 

 Hospital tinha perdido 1.º lugar para Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Conheça as alterações no novo ranking da ENSP
 .
O Hospital de São João recuperou o primeiro lugar no ranking dos hospitais públicos elaborado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Os resultados de 2013, disponíveis no site da ENSP, mostram que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra não segurou o título conquistado pela primeira vez em 2012 e baixou para a 2.a posição. 


Em nove edições deste ranking, um trabalho coordenado pelo investigador Carlos Costa, esta é a sexta vez que a unidade do Porto ocupa o lugar de melhor hospital. O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (S. Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz ), que só na primeira edição do ranking não figurou entre os melhores, desta vez não tem um lugar no top 10. Santa Maria mantém a 3.a posição.

A análise da ENSP avalia os episódios de internamento nos hospitais públicos e a qualidade e a efectividade dos cuidados ali prestados, portanto não mede tempos de espera para consultas ou operações, tratamentos em que o doente vai dormir a casa (ambulatório) ou o desempenho financeiro das unidades. São tidos em conta três indicadores: mortalidade, complicações e readmissões e a avaliação ajusta a diferente dimensão e grau de diferenciação das unidades, o que permite tabelas comparáveis para os hospitais do SNS. É o único estudo nacional em que tal é possível, uma vez que nas análises trimestrais da tutela os hospitais são agrupados por dimensão. Já o sistema de avaliação da Entidade Reguladora da Saúde (SINAS) não ordena os hospitais, diz quais preenchem critérios de qualidade ou procedimentos de segurança. 

Dança de lugares 
Na nova edição do ranking, referente à actividade dos hospitais em 2013, foram analisados 839 565 episódios de internamento em 44 hospitais. Além de o São João voltar a encabeçar o ranking, há outras novidades na análise construída com base em dados da Administração Central do Sistema de Saúde e que determina os dez melhores hospitais e os cinco melhores em 17 áreas.
O Hospital de Loures, com gestão em parceria público-privada pela Espírito Santo Saúde, foi pela primeira vez incluído na análise - dado 2013 ser o primeiro ano de funcionamento em pleno - e entra directamente para o 4.o lugar do ranking. 

* Estranhamos a exclusão do top 10 do  Centro  Hospitalar de Lisboa Ocidental, ou não deveríamos estar surpreendidos???


.

Sem comentários: