20/09/2014

.

HOJE NO
"RECORD"

Portugal termina Special Olympics 
com 32 medalhas

Portugal conquistou 32 medalhas nos Jogos Europeus de Verão Special Olympics, competição destinada a atletas com deficiência mental, que terminam este sábado em Antuérpia, Bélgica.

A comitiva portuguesa alcançou 15 medalhas de ouro, dez de prata e sete de bronze, nas quatro modalidades em que participou.

A ginástica foi a disciplina mais premiada, com 13 medalhas, seguida do atletismo, com 11, a natação, com sete, e o futebol, com uma.

Pedro Serra, chefe da delegação portuguesa, composta por 25 atletas e dez treinadores, fez um balanço bastante positivo da participação lusa.

"Foi uma participação fantástica, não só pelo espírito vivido, mas também em termos desportivos foi fantástico", salientou Pedro Serra, em declarações à agência Lusa.

Mais do que a vertente competitiva nos Europeus dos Special Olympics, que serve também para avaliar a condição física dos atletas, o chefe da missão portuguesa destacou a forma como a experiência "valoriza os jovens" e os estimula, ao terem a oportunidade de viver um ambiente muito próprio.

"As medalhas não são o que mais importa. O que pretendemos é que a experiência seja uma promoção da autonomia destes jovens. É indescritível como têm vivido isto. Muitos nunca tinham andado de avião, nunca tinham estado longe da família. Viveram uma experiência competitiva, mas também estão envolvidos numa dinâmica que não é a deles. Acaba por ser uma libertação que não têm no dia-a-dia e por isso a participação é o mais importante", acrescentou o também treinador.

Todos os atletas acabaram por ser medalhados, algo que Pedro Serra considera um incentivo. Já a quantidade de vezes que os atletas lusos subiram ao pódio, o chefe da delegação disse esperar que possa ser uma forma de divulgar o desporto praticado por deficientes intelectuais e que, por exemplo, isso se possa converter em apoios para alargar a prática desportiva dos jovens.

A cerimónia de encerramento está marcada para hoje e a comitiva chega no domingo, às 18H30, ao aeroporto de Lisboa. "Era importante que tivessem uma receção calorosa, porque eles, aqui, sentem realmente que estão a dar tudo pelo seu país", frisou Pedro Serra.

* Um enorme bravo e o nosso maior respeito por estes atletas que apesar das suas fragilidades são um exemplo de coragem e determinação, os outros, políticos inclusive, ponham os olhos neles.


.

Sem comentários: