23/09/2014

.


HOJE NO
"i"


Portugueses vencem pela primeira vez prémio europeu de jovens cientistas 

Vencedores da competição EUCYS foram revelados hoje

Três jovens portugueses conquistaram pela primeira vez o primeiro lugar no Concurso de Jovens Cientistas da União Europeia (EUCYS). João Pedro Gonçalves de Araújo, de 16 anos, foi distinguido por um projecto na área da Matemática. Maria Garcia e Matilde Moreira da Silva, também de 16 anos, bateram a concorrência com um projecto de Biologia. 

JOÃO ARAÚJO
É a primeira que a União Europeia atribui a categoria mais alta do prémio, no valor de 7000 euros, a candidatos portugueses. Desde o lançamento desta competição, em 1989, Portugal já tinha conquistado 11 prémios, mas sempre nos segundos e terceiros lugares ou em categorias especiais. A Alemanha, o Reino Unido e a Polónia foram os países que historicamente conseguiram arrecadar mais prémios.

Nesta 26.ª edição do prémio, houve ainda um primeiro prémio atribuído a um jovem da República Checa. Os segundos e terceiros prémios foram distribuídos por jovens irlandeses, búlgaros, eslovenos, lituanos, ingleses e alemães.

Os finalistas, 110 jovens investigadores com idades entre os 14 e os 20 anos, estiveram na última semana num encontro na Universidade de Varsóvia onde apresentaram 77 projectos a um júri internacional. O objectivo da competição é atrair jovens para estudos de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Segundo um comunicado de Bruxelas, alguns dos vencedores de edições anteriores têm seguido carreira em organizações internacionais como a Agência Espacial Europeia ou o CERN. Martin Hairer, o investigador australiano que este ano venceu a Medalha Fields, uma espécie de Nobel da Matemática, ganhou um prémio neste concurso logo nas primeiras edições, em 1991. Na altura Hairer tinha 16 anos e apresentou um projecto na área da electrónica.

* Excelente o trabalho e inteligência destes jovens. Sugerimos ao ministro da Educação que tire uma selfie com eles, embora nada tenha contribuído para este sucesso. 
Infelizmente a foto das jovens premiadas não tem a nitidez desejada.


.

Sem comentários: