28/09/2014

.
ESTA SEMANA NA
"SÁBADO"

"Nunca enquanto fui deputado recebi
. qualquer valor da empresa Tecnoforma"

 No Parlamento, Passos Coelho admitiu ter recebido despesas de representação do CPC

Passos Coelho garantiu esta manhã que nunca recebeu qualquer remuneração da Tecnoforma, tendo apenas subemtido despesas relativas a almoços e a viagens. O primeiro-ministro garantiu ainda que o despacho de arquivamento da investigação dos alegados pagamentos da Tecnoforma conclui que a documentação da empresa o iliba.

"De tais dcoumentos não se retira qualquer elemento que permita suspeitar da ocorrência de quaisquer outros actos" e "em todos os elementos solicitados à empresa em causa não se encontra nada que suporte a denúncia realizada", sublinhou o primeiro-ministro.

Passos Coelho explicou depois a sua relação" com a Tecnoforma. "Colaborei com a empresa Tecnoforma durante vários anos, depois de ser deputado e depois de 2001. Tenho registo dos recibos que passei", sublinhou o primeiro-ministro. "Nunca enquanto fui deputado recebi qualquer valor da empresa Tecnoforma", afiançou.

"Mas gostaria de acrescentar, porque muitas vezes as questões de natureza formal ou semântica podem não responder cabalmente a todas as questões, é verdade que fui presidente do conselho de fundadores de uma organização não governamental que era particiapda por dois senhores que eram administradores dessa empresa, e integravam a direcção da ONG".

Passos garante que só recebeu o reembolso de despesas
"Durante todo esse período, e durante o tempo que desenvolvi actividades que não considero nem considerei incompatíveis com a minha função de deputado em exclusividade, nem sequer dignas de conflito de interesses com o Estado português, nesse período posso ter apresentado despesas de respresentação, de almoços que possa ter realizado, de deslocações que realizei nesse período, a Bruxelas, a Cabo Verde, também em território nacional", explicou Passos Coelho.

"Estive a compulsar a minha informação e tenho a certeza que sempre apresentei esse tipo de despesas com o CPPC e não se esperaria que fosse de outra maneira", acrescentou ainda o primeiro-ministro.

"Quero dizer que nunca recebi qualquer remuneração do CPPC. E que nessa medida não estava habilitado a passar recibos de rendimentos que não auferi e que, de resto, não seriam compatíveis com o meu estatuto", garantiu ainda.

Durante o debate quinzenal, Passos Coelho afirmou ainda que era “uma pessoa remediada”, e que não tinha poupanças. O primeiro-ministro adiantou que, de acordo com o despacho da PGR, não havia qualquer indício nos registos da contabilidade da Tecnoforma que sugira “ilícitos” e rejeitou levantar o sigilo bancário das suas contas.

Passos Coelho não indicou quanto tinha recebido de despesas de representação, da parte da Tecnoforma. “Não recebi milhões (…). Nem abri portas a ninguém”, afirmou o primeiro-ministro, recordando a entrevista que Fernando Madeira, o dono da Tecnoforma, deu à SÁBADO.

* FALÁCIAS E OMISSÕES:
  1ª - O processo foi arquivado na PGR por prescrição temporal do prazo, não  por investigação aos documentos da  Tecnoforma.
  2ª - Não está na notícia mas convém vincar, que Passos Coelho afirma que não recebeu nenhuma compensação de 10% do seu salário como  deputado, mas como recebia uma outra compensação de 15% por desempenho específico, não podia acumular as duas compensações.
  3ª - Não esclareceu se há 15 anos atrás recebia mil contos/mês pagos pela Tecnoforma, uma pipa de massa.
  
Alguém conhece uma obra de vulto da Tecnoforma ou da CPC ?


.

Sem comentários: