09/09/2014

.
HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO" 
 
Estradas de Portugal verifica estado dos pavimentos 
Campanha de inspeções já arrancou 

A Estradas de Portugal (EP) arrancou com a campanha de inspeções de 2014 e vai verificar o estado dos pavimentos em 14 mil quilómetros, depois de verificar que no ano passado a maioria das estradas estava em bom estado de conservação. 

UM PISO ÓPTIMO
Segundo um comunicado da empresa enviado às redações, no ano passado, a campanha de inspeções revelou que 78% da rede rodoviária, correspondente a 10 800 quilómetros, se encontrava em bom estado de conservação. Apenas 22% da rede, cerca de 3000 quilómetros, precisava de "algum tipo de intervenção de conservação ou reparação", de acordo com o documento. 

A campanha 2014 arrancou em agosto e deverá estar concluída até novembro. A EP realiza anualmente uma avaliação da qualidade dos pavimentos das suas estradas, de forma a obter os indicadores necessários para uma boa gestão de conservação e manutenção. 

A inspeção é realizada com recurso ao Veículo de Inspeção Mecânica com Perfilómetro Laser, que irá percorrer todo o país recolhendo dados das características dos pavimentos e, baseado num conjunto de parâmetros como a textura, a geometria, a irregularidade longitudinal e transversal, avaliar com elevado rigor o estado de conservação das estradas. 

No mesmo comunicado, a EP sublinha que a qualidade da rede rodoviária nacional é reconhecida internacionalmente e que no relatório para a competitividade mundial, elaborado pelo World Economic Forum, "é considerada como a melhor da Europa e segunda melhor do mundo, apenas atrás dos Emirados Árabes Unidos".

* Não é por causa do mau piso das estradas que os carros e motos se esborracham, a falta de educação é muita.


.

Sem comentários: