01/07/2014

JOANA PETIZ

.




As 5 respostas que tem
 de saber de cor 
numa entrevista de trabalho

É quase impossível ir a uma entrevista de trabalho sem nervos, mas pode pelo menos preparar-se e prevenir-se de forma a saber responde certeiramente às perguntas mais difíceis. Se estiver pronto para enfrentar o desafio, conseguirá de certa forma conduzir os entrevistadores a seguir o caminho onde se sente melhor, em vez de improvisar. E isso é meio caminho andado para sair da entrevista lá com o emprego. 

Estas são as cinco principais perguntas para as quais deve preparar uma resposta. 

1. O que posso esperar de si nos primeiros três meses?
Além de ajudar a perceber como o candidato pensa sob pressão, esta pergunta é feita para apurar o espírito com que entraria na equipa. Seja realista na resposta. Prometer mundos e fundos não é bom para si - ninguém acredita que é um super-homem e mesmo que tente sê-lo, não poderá aguentar muito tempo a fazer um esforço sobre-humano. E quando abrandar, como já expliquei aqui, vão tomar a mudança de ritmo como desânimo ou preguiça súbita.

2. O que sabe sobre a nossa empresa?
É de esperar que você saiba alguma coisa sobre o emprego a que está a candidatar-se, mas convém que, antes da entrevista, se prepare um pouco mais. Tente saber mais, junto de amigos ou conhecidos que por lá tenham passado, sobre as prioridades e valores da companhia, sobre a pessoa que vai chefiá-lo e a equipa com quem vai trabalhar, sobre os pontos fortes da empresa e os departamentos onde poderia ganhar eficácia. Não precisa de debitar toda a informação, mas mostrar que tem um conhecimento aprofundado sobre a companhia e o lugar a que concorre é sinal de que a sua decisão foi pensada e não um acto desesperado para conseguir emprego a qualquer custo.

3. Não precisa de mencionar nomes, mas diga-me como era o melhor chefe que teve na vida e o que tornava mau o pior chefe que já teve.
O que querem arrancar de si não são simples críticas aos ex-patrões para depois lhe dizerem que ali vai ser tudo diferente. Uma pergunta destas serve antes para perceber que tipo de qualidades valoriza e o que considera defeitos imperdoáveis, quanta responsabilidade está disposto a aceitar pelas suas acções e qual o seu nível de tolerância para com os erros. Prepare uma resposta em que reconheça alguns erros seus, em vez de apenas apontar os maus comportamentos do chefe anterior, ou em que pelo menos se mostre compreensivo para com algumas falhas. É a melhor forma de mostrar que é compreensivo e capaz de perdoar, que se concentra mais em encontrar soluções para o que correu mal do que em dizer mal de todos até os deixar no lodo. Nos elogios, deixe a manteiga em casa e foque-se em características reais para descrever o melhor chefe que já teve - "profissionalismo, capacidade de decisão e justiça na liderança" em vez de qualquer coisa como "era fantástico porque nunca nos apontava o dedo nem se aborrecia se chegávamos tarde ou não conseguíamos cumprir um prazo".

4. Descreva uma situação em que tenha tentado lidar com coisas a mais e que não tenha corrido bem. E como se resolveu?
Há aqui duas vertentes que o entrevistador quer explorar. Por um lado, ele pretende saber o que é que você considera areia a mais para a sua camioneta e como funciona sob intensa pressão; por outro, está a tentar apurar quais são as suas capacidades de resolução de problemas. Antes de mais, seja honesto - não invente um filme que nunca aconteceu pois corre o risco de o entrevistador ter pedido referências sobre si na empresa de onde vem. Descreva uma situação real e explique porque foi de mais para si naquele momento - pode ser porque tinha falta de experiência na altura ou porque era uma área fora da sua zona de conforto ou até porque estava a atravessar uma fase complicada na sua vida privada. Conte brevemente o que foi mais difícil para si ao lidar com essa situação. E por fim inclua na história a sua quota de ajuda na resolução do problema, nem que se tenha resumido à capacidade de reconhecer o erro e a responsabilidade - acredite que mesmo isso é muito importante.

5. Fale-me sobre si.
Não é bem uma pergunta, mas é o mais complicado que podem obrigá-lo a dizer numa entrevista. Falar dos seus defeitos seria trazer atenção indesejada para o pior de si; alongar-se sobre como é um empregado fantástico vai fazê-lo passar por pretensioso. Como responder, então? Com situações concretas. Conte um episódio em que saiu especialmente bem no último emprego e, mais importante, explique detalhadamente porque acredita que seria um profissional excelente na posição para a qual está a ser entrevistado.

Preparação é tudo. 
Não vá para uma entrevista de trabalho a seco. Estude as respostas que pode dar a perguntas difíceis, a postura a adoptar, os gestos a evitar. E a probabilidade de sair com um emprego subirá muitíssimo.


Chefe de redacção adjunta 

IN "DINHEIRO VIVO"
30/06/14


.

Sem comentários: