06/07/2014

.
ESTA SEMANA NO
"EXPRESSO"

Espionagem volta a abanar 
relação entre EUA e Alemanha 

Um espião, que integrava os serviços de informações da Alemanha, terá colaborado durante dois anos com a Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana, divulgando mais de 200 documentos confidenciais.

O governo alemão convocou com urgência o embaixador norte-americano em Berlim, após ter sido detido um espião que alegadamente forneceu informações confidenciais aos EUA. 
"O diplomata foi convidado para ajudar no rápido esclarecimento do caso", afirmou em comunicado o ministro dos Negócios Estrangeiros,  Frank-Walter Steinmeier, citado pela BBC. Do lado dos EUA, nem a embaixada, nem a Casa Branca quiseram comentar a situação.

O suspeito, que integrava os serviços de informações da Alemanha, terá colaborado durante dois anos com a Agência de Segurança Nacional (NSA) norte-americana, segundo o jornal "Der Spiegel."
A imprensa alemã garante que o espião fornecia informações confidenciais aos EUA a troco de dinheiro, tendo sido contratado pela NSA, mas segundo a Reuters, o suspeito terá oferecido  os seus serviços aos EUA de forma voluntária.
O jornal "Bild" avança que 218 documentos confidenciais da Alemanha foram cedidos pelo espião aos EUA, por cerca de 25 mil euros. 
De acordo com a porta-voz da chanceler alemã, Angela Merkel foi informada sobre a detenção do espião na quinta-feira assim como os membros da comissão parlamentar sobre a atividade das agências de inteligência estrangeiras na Alemanha. "O assunto é sério, isso é claro", disse a porta-voz Steffen Seibert, ao jornal "Frankfurter Allgemeine." 
Nesse mesmo dia, Angela Merkel manteve uma conversa telefónica com Barack Obama, desconhecendo-se se abordou essa questão. 
Entretanto, os deputados da oposição alemã já exigiram "consequências políticas" caso se comprove que o espião trabalhou para os EUA.
Este caso volta a abanar a relação entre a Alemanha e os EUA, depois de no ano passado ter sido divulgado que Berlim também foi alvo de espionagem pela NSA, incluindo o telemóvel de Angela Merkel.

* Os americanos têm uma fome insaciável pela cuscovilhice e pela mentira, são sempre perigosamente delinquentes.

.

Sem comentários: