HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"
"DIÁRIO ECONÓMICO"
Hotéis têm ocupação de 90% até Setembro
Depois dos números recorde de 2013, o sector prepara-se para reforçar o crescimento de indicadores como dormidas e receitas.
.
.
O ano 2014 promete ser histórico para o sector do turismo
em Portugal ultrapassando os números recorde do ano passado. Depois da
época da Páscoa, os sinais de crescimento voltam a ser confirmados pelos
dados do INE que revelam em Maio uma subida de 12,3% nas dormidas na
hotelaria e de 19% nos proveitos.
O optimismo é expresso pelos grupos
hoteleiros como Pestana, Vila Galé, Tivoli, Amorim Turismo, Troiaresort
ou Onyria que, em declarações ao Económico, não escondem as estimativas
em alta para o Verão de 2014, as taxas de ocupação hoteleira rondam já
os 90%. O bom desempenho deve-se em parte ao mercado doméstico, que
volta a recuperar depois da crise financeira ter travado as intenções de
férias dos portugueses durante a ‘troika'.
Do lado da tutela as perspectivas também são animadoras. O
presidente do Turismo de Portugal, Cotrim de Figueiredo, antecipa que
"2014 poderá ser de novo um ano histórico para o turismo português". O
ministro da Economia, Pires de Lima, não tem dúvidas de que o sector
está em "aceleração" e mantém "um papel fundamental no equilíbrio da
nossa balança comercial".
No grupo Pestana, "as expectativas são de crescimento quer no
Pestana Hotels & Resorts quer nas Pousadas de Portugal", garante
fonte oficial do grupo liderado por Dionísio Pestana. De acordo com a
mesma fonte, nas Pousadas de Portugal há a registar "taxas de ocupação
de 90%, no Algarve. E ainda a muito boa surpresa da Pousada do Porto,
com a mesma ocupação".
Na hotelaria, o Algarve apresenta a maior taxa de
ocupação, acima dos 90%", garante fonte oficial. Para este elevado
nível de ocupação, tanto nos hotéis como nas pousadas sob a alçada do
grupo Pestana, deve-se "à recuperação" da procura por parte dos
portugueses. Em termos de clientes estrangeiros, os ingleses e alemães
são os mercados emissores mais fortes, sendo de destacar "um crescimento
muito expressivo do mercado francês".
Para o período de férias de Verão, "as boas ocupações estão, à
partida, asseguradas, pelo que a margem para fazer crescer receita
deverá acontecer via preço", revela o administrador de marketing e
vendas da Tivoli Hotels & Resorts. Filipe Santiago realça que, até
agora, 2014 "tem estado a correr bem, com bons crescimentos face ao ano
passado". De acordo com o gestor, de Julho a Setembro, as ocupações são,
por tradição, "altas quer no Algarve quer na cidade de Lisboa,
atingindo valores próximos dos 100% em alguns hotéis", embora tenham
"subido preços e reduzido promoções". Apesar de reconhecer que o
crescimento é conseguido, sobretudo, com os clientes internacionais,
Filipe Santiago admite que o mercado nacional, "após três anos de
redução da procura de portugueses, em 2014, voltou a sentir algum
crescimento, possivelmente em resultado de uma maior confiança das
famílias na recuperação da economia nacional".
Os hotéis Vila Galé Lagos, Vila Galé Ampalius (Vilamoura) e Vila
Galé Cerro Alagoa (Albufeira) são os hotéis que registam maior procura
na região do Algarve, "esgotando também com maior antecedência" realça o
administrador do grupo Vila Galé. Gonçalo Rebelo de Almeida antecipa
taxas de ocupação entre 80% e 85%, nos meses de Julho a Setembro, e
acima de 90%, em Agosto, nos hotéis do grupo no Algarve. Na Costa de
Lisboa, o Vila Galé Cascais é o hotel com maior procura, sobretudo pelos
estrangeiros.
Com uma estimativa de crescimento a dois dígitos, a Amorim
Turismo também confirma a tendência positiva. O presidente executivo da
empresa, Jorge Armindo, admite que as "expectativas são boas. Neste
momento, os números já são superiores aos do Verão de 2013". Quanto ao
mercado interno, Jorge Armindo realça que, após a quebra de 2012, "o
cenário de crise ainda tem impacto na decisão das férias". Mas
"registamos uma grande concentração nos meses de Julho e Agosto",
acrescenta.
Na Sonae Turismo, "a previsão é de crescimento". Os hotéis
apresentam valores acima dos de 2013, tanto em receitas como em volume
de noites, garante o director comercial de ‘hospitality' da empresa. Sem
revelar números, Agustin Sousa Macedo sublinha que há "boas
perspectivas para o Verão, quer nos Apartamentos Turísticos e ‘Beach
Houses Troiaresidence' e Aqualuz Suite Hotel Apartamentos, em Tróia,
quer no Aqualuz Suite Hotel, em Lagos".
Na Onyria "as expectativas são ligeiramente optimistas em Julho e
Agosto", diz o director comercial do grupo. João Pinto Coelho salienta
que prevê "manter o número de clientes portugueses, depois de ter
diminuído três anos consecutivos".
* Portugal tem bons hotéis para todas as bolsas, boa comida e bons profissionais, além ser um um lindíssimo país com um povo hospitaleiro, a chave do sucesso.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário