22/07/2014


HOJE NO
  "DIÁRIO ECONÓMICO"

Acções da Herbalife em mínimos
 após ameaças de revelação 
de esquema piramidal 

O milionário e fundador da Pershing Square Capital ameaça revelar uma fraude na venda de suplementos e batidos para a perda de peso. 


As acções da Herbalife atingiram mínimos de três meses depois do milionário fundador e CEO da Pershing Square Capital, Bill Ackman, ter ameaçado revelar uma fraude na venda de suplementos e batidos para a perda de peso, acusando a empresa de ter um esquema semelhante ao da Enron, segundo a Bloomberg.

Ackman disse na BloombergTV que a sua empresa tinha dedicado 50 milhões de dólares dos investimentos para provar que a Herbalife se baseava num sistema piramidal. 

O resultado da investigação, focada nos clubes de nutrição da empresa, vão ser divulgados hoje em Nova Iorque.

"Vão concluir que o dinheiro foi bem gasto" afirmou, sugerindo que estes clubes de nutrição, uma parte da abordagem da Herbalife, se assemelham ao esquema montado pela Enron antes da falência em 2001.
As acções da Herbalife caíram ontem 11% para 54,02 dólares por título.

*
Um esquema em pirâmide conhecido também como pirâmide financeira, é um modelo comercial previsivelmente não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, a níveis insustentáveis . Nos Estados Unidos, a Federal Trade Commission dá dicas para identificar aqueles que parecem ser esquemas em pirâmide. Esquemas em pirâmide existem há pelo menos um século.

O esquema de pirâmide pode ser mascarado com o nome de outros modelos comerciais que fazem vendas cruzadas tais como o marketing multinível (MMN), que são legais. A maioria dos esquemas em pirâmide tira vantagem da confusão entre negócios autênticos e golpes complicados, mas convincentes, para fazer dinheiro fácil. 


A ideia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. 

Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.

Claramente, a falha fundamental é que não há benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente o idealizador do golpe (ou, na melhor das hipóteses, umas poucas pessoas) ganham trapaceando os seus seguidores. 

As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: aquelas que assinaram o plano, mas não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para dourar a pílula, a maioria de tais golpes apresentará referências, testemunhos e informações.


TEXTO: WIKIPÉDIA

.

Sem comentários: