23/06/2014



 HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Um investimento superior a 304,5 milhões
 de euros no país 
Portugal concedeu 476 vistos 'gold' 

Portugal concedeu 476 vistos “gold” em 2013, que se traduziram num investimento superior a 304,5 milhões de euros no país, revelou hoje o SEF no Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (RIFA).

Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, no ano passado realizaram-se 1116 candidaturas ao regime especial de autorização de residência para atividade de investimento, geralmente designadas por visto “gold”. 
 
"OS GOLD"
A maioria das candidaturas a este regime de autorização de residência são oriundas de chineses (80 por cento), seguindo-se a brasileira (3%), angolana (2%) e sul-africana (2%), adianta o RIFA, divulgado na cerimónia que assinalou os 38 anos do SEF. Das 1116 candidaturas, tiveram decisão favorável 476 processos de autorização de residência para atividade de investimento e 563 referentes a reagrupamento familiar. O SEF realça que “apenas foram indeferidos nove pedidos (quatro investidores e cinco familiares)”. 

O relatório adianta que 446 vistos “gold” destinaram-se a aquisição de bens imóveis de valor igual ou superior a 500 mil euros nas áreas da grande Lisboa, Setúbal, Algarve e Madeira, totalizando cerca de 270,3 milhões de euros. 

A transferência de capitais em valor igual ou superior a um milhão de euros totalizou cerca de 34,2 milhões de euros, em 30 operações, refere o relatório, sublinhando que o investimento total realizado ascendeu a 304,5 milhões de euros no ano passado. O regime especial de autorização de residência para atividade de investimento entrou em vigor a 08 de outubro de 2012 e é uma medida do Governo português para atrair o investimento estrangeiro. 

O visto "gold" permite que cidadãos de países terceiros, que não pertençam à União Europeia ou não integrem o Acordo de Schengen, garantam uma autorização de residência em Portugal para desenvolver uma atividade de investimento. 

Para a atribuição do visto 'gold', é necessário que a atividade de investimento, promovida por um indivíduo ou uma sociedade, seja desenvolvida por um período mínimo de cinco anos, prevendo-se várias opções, em que se incluem a transferência de capital num montante igual ou superior a um milhão de euros, a criação de pelo menos dez postos de trabalho ou a compra de imóveis num valor mínimo de 500 mil euros.

* Quem acha ser isto uma grande notícia??? 
Não chega a 640 mil € o valor médio de cada goldesco investimento. Há algum investidor que se preze que invista tão pouco, só em pechebeques.


.

Sem comentários: