23/06/2014

.
 HOJE NO
"JORNAL DE NOTÍCIAS"

Média do exame de Matemática 
do 9.º ano deve subir

A Sociedade Portuguesa de Matemática considera que o exame do 9.º ano, realizado esta segunda-feira por cerca de 106 mil alunos, "ficou aquém daquilo que é de esperar no final do 9.º de escolaridade". 
.

Segundo Miguel Abreu, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), baixou-se o nível de exigência. "Ao contrário do que tinha acontecido nos últimos anos, esta prova não tinha nenhuma pergunta que permita distinguir um aluno do nível 5", disse. 

O parecer da SPM diz mesmo que "qualquer aluno nível 3, nível mínimo para passar para o Ensino Secundário, deveria ter um resultado de pelo menos 60. E um nível 4 deveria conseguir resolver a prova toda", revelou. 

No entender da SPM, "é natural que a média suba em relação aos últimos anos". No ano passado, a média foi negativa (43%). Em 2012 tinha sido de 53%. "Mas isso não significará necessariamente uma melhoria do desemprenho escolar."

No entanto a SPM considerou "bastante positivo", o facto de "pela primeira vez na prova do 9.º ano haver uma parte para ser feita sem recurso à calculadora". 

Menos crítica é a posição da Associação dos Professores de Matemática (APM). De acordo com Ana Vieira Lopes, não houve "nada a levantar em relação à prova", que consideram "adequada ao programa". Para a APM a principal diferença entre esta prova e a efetuada no ano passado está na colocação das perguntas.

"A estrutura é a mesma. Simplesmente, os itens foram formulados de forma mais clara e direta", deixando de se verificar a "dificuldade de interpretação que existiu no ano passado", sublinhou, acrescentando "ser expectável" que a média das notas "melhore".

* E já foi Crato presidente desta sociedade, qual Miguel de Vasconcelos cuja morte já não se comemora, passou-se para o inimigo e as estatísticas exigem facilitismo, isto é alunos com menos competências. A SPM dá o alerta, prioritariamente para os pais, que são os mais interessados.

.

Sem comentários: