26/06/2014

.
 HOJE NO  
"DIÁRIO DE NOTÍCIAS"

Relação reduz pena de militar da GNR
 que matou criança

O Tribunal da Relação de Lisboa alterou a qualificação do crime passando para homicídio simples com negligência grosseira e reduziu a pena de 9 para 4 anos, suspensa por igual período. 
 .
Hugo Ernano, militar da GNR que atualmente presta funções na Unidade de Intervenção, vinha condenado a 9 anos de prisão pelo tribunal de Loures, pelo crime de homicídio com dolo eventual.
A Relação diminuiu também a indemnização a pagar aos pais da criança de 80 mil euros para 45 mil euros.

Os factos, ocorridos em 2008, referem-se à morte de um menor a tiro, numa perseguição à carrinha com ferro furtado onde seguiam o pai e o tio do menor. O militar sempre alegou que apontou para o pneu traseiro e que foi o desnível da estrada que mudou a trajetória da bala, que foi acertar no rapaz de 11 anos.

Na sessão de alegações finais no tribunal da Relação, dia 19 de junho, o procurador geral adjunto Varela de Matos defendeu que o militar Hugo Ernano devia ser condenado por homicídio involuntário ou por negligência pois "nunca imaginou que podia matar alguém". Se essa alteração se verificasse, Hugo Ernano seria condenado a um máximo de cinco anos de prisão, que podiam ser suspensos na execução.

* Não temos competências de juristas mas temos miolos e  as maiores dúvidas da qualidade da defesa do guarda Hugo. Ficou por provar a possibilidade por parte dos criminosos de levarem a criança para lhes servir de escudo em caso de intercepção policial. O soldado da GNR nem desconfiava que ia uma criança dentro da carrinha em fuga.
Para acabar com estes imbróglios sugerimos ao governo que desarme a GNR e PSP, os seus elementos correm o risco de serem homicidas ao agir em defesa da comunidade.
Consideramos que o soldado devia ser ilibado de qualquer crime.


.

Sem comentários: