31/05/2014

.



197.UNIÃO


EUROPEIA

ABC DA EUROPA
LETRAS "V,X,Y e Z"



O Negócios lançou em parceria com a Universidade Católica uma nova ferramenta para nos ajudar a percorrer os caminhos da União Europeia e a descodificar o seu jargão. .

. O trabalho foi coordenado pelos professores Armando Rocha e Luís Barroso, e pela jornalista Eva Gaspar, tendo envolvido directamente alunos da Católica.

Reproduzimos com o devido respeito




Valores da União Europeia -
A União Europeia respeita os valores da dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de Direito e dos direitos do homem, incluindo os direitos das minorias. Com assento no artigo 2.º do Tratado da União Europeia, estes valores são comuns a todos os Estados-Membros e expressam uma união caracterizada pelo pluralismo, tolerância, justiça, solidariedade e igualdade entre homens e mulheres.
 .
Van Gend en Loos (Acórdão —) -
Proferido a 5 de fevereiro de 1963, este acórdão reconheceu pela primeira vez o princípio do efeito direto, esclarecendo que, para além dos Estados, também os seus nacionais são destinatários das normas constantes dos Tratados. Foi o primeiro acórdão “revolucionário” do Tribunal de Justiça, consagrando este tribunal como um dos motores da integração europeia.

Xisto (gás de —;
recomendação europeia) -
No âmbito da política de proteção do ambiente, a Comissão Europeia adotou em janeiro de 2014 uma recomendação quanto ao procedimento a seguir (ou a impor) pelos Estados-Membros em operações de exploração de gás de xisto, atendendo aos seus efeitos sobre o ecossistema e a saúde humana. É um bom exemplo de como os atos da União vão incidindo sobre todos os domínios da vida social.
.
Yield” (Dívida pública) -
A “yield” corresponde, normalmente, a uma simplicação de “yield-to-maturity”, e remete para a rendibilidade bruta anual que o investidor receberá quando compra um título de dívida (uma obrigação), até ao momento em que o valor é reembolsado. As obrigações têm, por regra, um juro anual periódico que é fixo e expresso em percentagem (o “cupão”) mas são também negociadas com um preço. Um preço que oscila em redor de 100, sendo que 100 é o valor a reembolsar na maturidade. Para calcular a “yield”, são tidos em conta o cupão, o tempo que falta até à maturidade e a diferença, positiva ou negativa, entre o preço a que negoceia e o “par” (100).

Zona Euro -
Espaço geográfico formado pelos Estados-Membros que adotaram o euro como moeda oficial. Em 2014, esse espaço é composto por 18 Estados, prevendo-se que, em 2015, a Lituânia também adira. Para além destes Estados, há outros que adotaram o euro como moeda oficial, apesar de não integrarem a zona euro: ex. Montenegro ou Kosovo.

 .
FIM

.

1 comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.