11/05/2014

.

ESTA SEMANA NA
"SEMANA INFORMÁTICA"

Terapia da fala com novo auxiliar

A primeira app em português para terapia da fala já está disponível no iTunes

A articula é a primeira app em português para suporte ao treino da articulação das palavras e dos sons da Língua Portuguesa, que pode ser utilizada por miúdos e graúdos.

Definida como uma «aplicação versátil e abrangente», a articula permite treinar a correcta produção de sons, podendo servir de suporte aos vários profissionais (educadores, professores e terapeutas) na sala de aula, para desenvolver áreas como a escrita e a leitura.

De acordo com Rita Loureiro, terapeuta da fala e mentora deste projecto, a aplicação vem suprimir um vazio existente no país. «Existem poucos materiais com validade técnica e teórica nas áreas da Terapia da Fala e Educação, em Português Europeu», afirma a responsável.

O modo de funcionamento da aplicação é bastante simples. O utilizador necessita de seleccionar o som (fonema) que pretende treinar. A articula disponibiliza para selecção os 19 fonemas consonânticos: /p/, /b/, /t/, /d/, /k/, /g/, /f/, /v/, /s/, /z/, /∫/(ch), /ʒ/( j), /l/, /ʎ/ (lh), /r/, /R/, /m/, /n/, /ɲ/(nh), sendo que posteriormente a aplicação apresenta um conjunto de imagens de palavras que correspondem à selecção, a partir de uma galeria de mais de 600 imagens.

O utilizador pode optar por treinar um ou mais sons ao mesmo tempo. Durante o treino, a aplicação permite gravar e reproduzir cada palavra, disponibilizando ao utilizador o feedback da sua produção. Cada utilizador pode criar o seu próprio perfil e aceder aos resultados em todas as utilizações, que são apresentados em formato gráfico, permitindo monitorizar os progressos realizados ao longo do treino.

O projecto foi conduzido por uma terapeuta da fala e por um engenheiro informático que respondem pela dwitmee. 
A articula encontra-se disponível na App Store iTunes, para dispositivos iPad, em duas versões, uma grátis para que os utilizadores a possam testar sem qualquer compromisso e outra paga. A versão grátis vem com um fonema incluído e com todas as funcionalidades. Já a versão completa possui todos os fonemas. O preço da versão paga é de 14,99 euros e está disponível em https://itunes.apple.com/pt/app/articula/id836181211

* Um benefício evidente


.

Sem comentários: