13/03/2014

.
 HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Juízes reúnem com Cavaco Silva
Propostas para apresentar no Parlamento

 O presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP), Mouraz Lopes, entregou ao Presidente da República um documento com propostas que gostaria de ver discutidas na Assembleia da República, como o estatuto dos magistrados.

 “Viemos apresentar ao senhor Presidente da República um documento essencial com o que hoje nos preocupa, como a dimensão financeira dos tribunais e o estatuto dos juízes”, disse Mouraz Lopes aos jornalistas no final da reunião com Cavaco Silva.

Acrescentou terem entregado ao Presidente da República “propostas muito concretas que devem ser objeto de discussão por parte da Assembleia da República” e que o Chefe de Estado se mostrou “sensível” aos argumentos dos juízes. No documento, os juízes defendem “a necessidade de blindar, do ponto de vista constitucional, o estatuto de um órgão de soberania que tem que ser visto como tal e que, portanto, tem que ter na constituição mecanismos de tal modo claros que permitam uma separação de poderes a todos os níveis, como existem noutros países”.

Defendem igualmente “alterações a nível da legislação e do estatuto dos magistrados”. Mouraz Lopes disse que o atual estatuto remuneratório dos juízes “não corresponde minimamente à dignidade, à exclusividade e à dimensão de órgão de soberania com exclusividade total que nenhum órgão de soberania tem”.

O presidente da ASJP referiu ainda que este sistema remuneratório dos juízes tem “uma consequência trágica, que é impedir” que pessoas que podiam ir para a magistratura optem por funções noutras áreas, mais atrativas do ponto de vista financeiro. Mostrou-se, contudo, seguro de que a diminuição dos salários dos juízes não acarreta diminuição da qualidade da magistratura.

Questionado sobre a prescrição das contraordenações ao ex-banqueiro Jardim Gonçalves no âmbito do processo do caso BCP, Mouraz Lopes não quis pronunciar-se, invocando o inquérito aberto pelo Conselho Superior da Magistratura a esse caso. “Estou convencido de que o princípio da transparência irá demonstrar que as causas serão outras que não a questão da justiça”, frisou.

Na audiência com Cavaco Silva, a delegação da ASJP convidou ainda o Chefe de Estado a participar no próximo congresso dos juízes portugueses, a realizar nos dias 02, 03 e 04 de outubro, em Tróia, Grândola, e que irá analisar o estatuto dos juízes e o diálogo com o cidadão, concluiu.

* Nenhum português decente deseja que haja atentados à dignidade dos juízes, mas também não quer atentados contra enfermeiros, trolhas, cantoneiros, médicos, polícias ou balconistas, não quer é cidadãos de segunda.


.

Sem comentários: