19/03/2014

.

 HOJE NO
"O PRIMEIRO DE JANEIRO"

Comissão Europeia aprova ajuda financeira
 Mil milhões de euros para a Ucrânia 

A Comissão Europeia propôs uma nova assistência macrofinanceira à Ucrânia de mil milhões de euros, no quadro do pacote de ajuda a Kiev aprovado pelos líderes da União Europeia na cimeira extraordinária de 06 de março passado. 

O executivo comunitário, liderado por Durão Barroso (foto), espera que esta assistência financeira, em empréstimos de médio prazo, seja formalmente aprovada pelo Conselho (Estados-membros) “nas próximas semanas”, e indica que visa apoiar economicamente a Ucrânia, num contexto em que a situação orçamental e a balança de pagamentos do país, já frágil, está a deteriorar-se rapidamente devido à atual crise. 


 Esta assistência – um instrumento extraordinário da UE de resposta à crise destinado a parceiros de vizinhança da União que experimenta problemas graves de balança de pagamentos – é concebida, designadamente, “para ajudar a Ucrânia a cobrir parte das suas necessidades urgentes de financiamento externo, no contexto do programa de estabilização e reformas que está a ser preparado com a ajuda do Fundo Monetário Internacional”. “É do interesse essencial da Ucrânia e da União Europeia manter a paz e a estabilidade financeira e política no nosso continente. Esta ajuda financeira irá ajudar a estabilizar a situação financeira debilitada na Ucrânia, e, como tal, será uma parte vital para alcançar uma solução para a crise”, comentou o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Olli Rehn. 

A Comissão especifica que o desembolso da assistência será condicionada à implementação bem sucedida de um acordo financeiro que as autoridades ucranianas deverão concluir com o FMI, e a condições específicas de política económica que serão acordadas entre Bruxelas e Kiev. 

* É o mínimo que se pode fazer por aquele povo em sofrimento já que a UE não tem "testículos" para fazer frente à Putinice do Vladimir.


.

Sem comentários: