28/03/2014

.
HOJE NO
"DIÁRIO ECONÓMICO"

Jens Stoltenberg 
é o novo secretário-geral da NATO

Novo responsável toma posse a 1 de Outubro e sucede a Anders Fogh Rasmussen, que esteve no cargo cinco anos e dois meses.

O ex-primeiro ministro norueguês Jens Stoltenberg foi hoje nomeado secretário-geral da NATO. O sucessor de Anders Fogh Rasmussen frente à aliança de 28 países toma posse a 1 de Outubro próximo. A NATO garante que a decisão foi consensual.

Rasmussen sai assim da Aliança Atlântica ao fim de cinco anos e dois meses, passando o testemunho a Stoltenberg logo depois da cimeira da organização a 4 e 5 de Setembro no País de Gales. 

Nascido em Oslo em 1959, Jens Stoltenberg ocupou vários cargos em governos trabalhistas na década de 90 e foi por duas vezes primeiro-ministro. Há cerca de três anos, no seu último mandato, reforçou o seu capital de confiança junto da opinião pública norueguesa pela forma como lidou com os crimes perpretados por Anders Breivik.

* A NATO é um flop, boa para bons tachos, quando se trata de chegar à frente de algum adversário à altura, senta-se à lareira que está frio. A provocação de Putin é reveladora. 
Não está em causa a vontade dos cidadãos da Crimeia quererem ficar debaixo da botifarra do Vladimir, a invasão daquela região prenuncia outras.


.

Sem comentários: